A QUEDA DE BABILÔNIA (CAP.18)


“E, depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e refúgio de toda ave imunda e aborrecível! Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição. Os reis da terra se prostituíram com ela. E os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias”. (v.1-3)
Esse anjo com grande poder, pode ser um dos arcanjos, assim com Miguel que no fim dos dias se levantará para lutar por Israel (Daniel 12:1) o anjo do Senhor proclama a queda de Babilônia cidade mística (Roma) todas as nações sofrerão o castigo da ira de Deus por se deixado levar pelas prostituições dessa cidade. “E os mercadores da terra se enriqueceram” os países que fazem parte da União Européia estão se enriquecendo, o euro esta se tornando uma moeda forte, creio que os mercadores que o Senhor revelou a João são os paises da União Européia.
“E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. Porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro. Quanto ela se glorificou e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto, porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, não sou viúva e não verei o pranto. Portanto, num dia virão as suas pragas: a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo, porque é forte o Senhor Deus, que a julga”. (v.4-8)
João ouviu outra voz do céu, um alerta do Deus vivo, “Sai dela, povo meu” o Senhor alerta a seus filhos a sair da grande Babilônia, podemos observar que a Igreja Católica Roma é a maior igreja do mundo, e a maioria dos filhos de Deus, “cristão renascidos” nasceram católicos, a igreja do Senhor está ouvindo a sua voz e estão saindo do grade sistema religioso idolatra.
“Diz em seu coração: Estou assentada como rainha” O Senhor revela a João a soberba de Roma, a igreja Católica Romana alega ser a única igreja no mundo a levar a salvação em Cristo, os líderes dizem que sem a Igreja Católica não há salvação, os papas também se orgulha em ser o Santo Papa, eles aceitam adoração, que é contraditório ao caráter do apóstolo Pedro que não aceitou adoração de Cornélio. (Atos 10:25,26)
“E os reis da terra, que se prostituíram com ela e viveram em delícias, a chorarão e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio. Estarão de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! Ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! Pois numa hora veio o seu juízo. E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra, porque ninguém mais compra as suas mercadorias: Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda madeira odorífera, e todo vaso de marfim, e todo vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore; e cinamomo, e cardamomo, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e cavalgaduras, e ovelhas; e mercadorias de cavalos, e de carros, e de corpos e de almas de homens”. (v.9-14)
Os versículos que segue narra a destruição de Roma, que será pranteada pelos reis da terra, eles verão a fumaça do seu incêndio e chorarão.
“E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti, e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás.Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai! Ai daquela grande cidade, que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata, adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! Porque numa hora foram assoladas tantas riquezas.E todo piloto, e todo o que navega em naus, e todo marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe. E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade? E lançaram pó sobre a cabeça e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai! Ai daquela grande cidade, na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência! Porque numa hora foi assolada. Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas, porque Deus julgou a vossa causa quanto a ela. E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flauteiros, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti se não ouvirá mais; e luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias. E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra”. (v.14-24)
No verso vinte quatro mais uma vez e citado o sangue dos profetas e dos santos que foram derramados por Roma, que será julgada pelo Senhor.