ALELUIA (CAP. 19)


“E, depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor, nosso Deus, porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos”. (v.1,2)
Mas uma vez João ouve uma grande voz, falando da justiça do nosso Deus, por ser fiel e julgar a prostituta (Igreja Católica Romana)
E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos e os quatro animais prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, tanto pequenos como grandes. E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois o Senhor, Deus Todo-poderoso, reina”. (v.3-6)
“E a fumaça dela sobe para todo o sempre” este termo é mal pelos testemunhas-de-jeová, eles dizem que não existe inferno em tormento, os ímpios serão destruídos, é a fuma do tormento que sobre para sempre.
Os anjos nos céus e os vinte e quatro anciãos louva ao Deus criador dos céus  e da terra com grandes vozes.
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”. (v. 7-9)
O casamento simbólico do Senhor Jesus com sua noiva a igreja já é realizado nos céus, os vencedores receberam vestes de linho fino puro e resplandecentes, que simboliza a justiça dos santos, eles participarão das bodas do Cordeiro.
Para entendermos melhor sobre as bodas do Cordeiro iremos ler “a parábolas dos convidados para as bodas” no livro de Mateus capítulo 22.
O Senhor Jesus narra uma parábola para seus discípulos: “O Reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho”. (v.2)
O rei é Javé Deus, seu filho é o próprio Jesus, seus convidados os judeus, as bodas é a festa de casamento, porém os judeus o rejeitaram. “E o rei, tendo notícias disso, encolerizou-se, e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade”. (v.7) Com a rejeição dos judeus o senhor se irou e mandou destruir Jerusalém, que foi queimada no ano 70 d.c.
Não tendo convidados suficientes para a festa o Senhor disse a seus discípulos: “Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial ficou cheia de convidados”. (v. 9,10) Nos gentios somos os convidados para esta festa, note que o Senhor mandou chamar tantos maus como bons, é uma prova que todos nós precisamos ter um encontro real com o Senhor. Muitas pessoas pensam pelo simples fatos de serem bons está salva, engana-se quem pensa assim temos que aceitar seu Filho Jesus Cristo como nosso único Salvador pessoal.
“E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste nupcial”. (v. 11) cremos que o simbolismo desta parábola não é o convidado entrar no céu e ser barrado por não está com sua veste nupcial, mais sim o Senhor visitará a sua igreja e aqueles que não estiver praticando a lei do Senhor Jesus Cristo será lançado no lago de fogo.(v. 13)
Já que entendemos o significado do casamento simbólico do Senhor Jesus e a igreja, é importante saber que a igreja do Senhor Jesus, composta por judeus messiânicos e gentios que participará das bodas do cordeiro, Israel não participará das bodas, a sua salvação será depois, pois eles rejeitaram o convite.
“E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. (v. 10)
O apóstolo ao ver a glória do anjo, ajoelha-se a seus pés para o adorar, logo é repreendido pelo anjo “não faças tal; sou teu conservo” conservo que dizer companheiro de outro servo, os anjos do Senhor são enviados para nos proteger e nos servir, não podemos adora-los. (Hebreus 1:14, Salmos 34:7) Um dos grandes erros que a Igreja Católica comete e adorar a anjos. As Escrituras Sagradas nos orienta só adorar a Deus, na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO (CAP. 19:11-21)

“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”. (v. 11-16)
Muitos teólogos se confundem com o sexo capítulo do apocalipse, achado eles que o cavaleiro assentado no cavalo branco ser o Senhor Jesus Cristo, mas na verdade o anticristo virá antes do Senhor Jesus Cristo, como já estudamos.
Este cavaleiro no capítulo 19:11 esse sim é o Senhor Jesus, João escreveu a seu respeito: “O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça”. Esse evento é o mesmo que estudamos no capítulo 14:14, iremos estudar com mais detalhes sobre esse dia glorioso.
O Senhor julgará as nações com justiça, abaterá os ímpios sobre a face da terra, “os seus olhos eram como chama de fogo” diante do Senhor nada fica encoberto, pois Ele a tudo ver. O Senhor Jesus tinha dito aos seus discípulos: “Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido e revelado”. (Lucas 8:17)
“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue” como já estudamos no capítulo 14:14 O Senhor Jesus aparece com as vestes salpicadas de sangue, não é mais o sangue que salva, mais sim os sangue dos seus inimigos que o Senhor ferirá com sua espada.
Jesus aparecerá para as nações como o Deus todo-poderoso em suas veste e na sua coxa  estava escrito: “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”.
“E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus, para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes”. (v. 17,18)
O anjo do Senhor convidará as aves do céu a participar da ceia do grande Deus. Um fato curioso sobre as terras de Israel foi escrito pelos irmãos Peter e Paul Lalonde: “Deus diz que irá destruir este exército do norte, em ajuda a Israel. Ele diz a “Gogue”: “Nos montes de Israel, cairás, tu, e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, e às aves de toda a asa, e aos animais do campo, te darei por pasto. Ez. 39:4
Interessantemente, Israel é a capital do mundo quando se trata de migrações primaveris de grandes aves. De acordo com uma revista popular de estudiosos de aves, o Dr. Reuven Yosef e um parceiro foram a Eilat, Israel, onde observaram dezenas de milhares de abutres da planície saindo de Israel e rumando para a Europa e para Ásia. Outras grandes aves que eles observaram foram papagaios negros, águias marinhas e águias de estepe. De acordo com o Dr. Yosef (Wildbird; Fev. 1995), “durante a primavera, cerca de dois milhões de aves atravessam Israel em revoada, a caminho de suas regiões de aninhamento... Durante a primavera de 199, a equipe e os voluntários do International Birdwactching Center ( o IBCE) [Centro Internacional de Observação de Aves] em Eilar registraram um total de 1.022.084 aves de rapina compreendendo 29 espécies... creio que uma média de 11.110 aves de rapina foram contadas a cada dia!” (Peter e Paul Lalonde – 301 Provas e Profecias Surpreendente Mostrando que Deus Existe – pg 145)
Bom nesse relado notamos que em Israel se concentra o maior números de aves de rapina, será pura coincidência, ou elas já esta lá esperando essa grande ceia do Deus de Israel  
“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército. E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes”. (v. 19-21)
João ver a besta e os reis da terra reunidos para guerrear contra o Cordeiro, o profeta Isaías profetizou sobre esse dia: “E Ele exercerá o seu juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos”...(Isaías 2:4)
Sobre esse grande dia em que o Senhor Deus de Israel se levantará para julgar as nações, há várias profecias, como já estudamos muitos cristão acreditam que o dia do Senhor é o domingo, mas na verdade o dia do Senhor mais citado nas Escrituras depois do sábado é o grade dia em que o Cordeiro de Deus se levantará do seu trono para por os seus inimigos por escabelo de seus pés. (Sl. 110:1)
Javé Deus fala por intermédio do profeta Joel: “Congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra.( Joel 3:2) Há muitos cristãos que acreditam na “Teologia da Substituirão” cuja crença é ensinada que Israel foi substituído pela igreja, há vários versículo na Bíblia que derruba essa tese, principalmente esse acima citado, o Senhor diz a Joel que entraria em juízo com as nações, por causa do seu povo, “Israel, a quem eles espalharam entre as nações” o Senhor não diz: a igreja foi espalhada pela s nações.
“E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta” Como já estudamos, essa guerra si dará depois do arrebatamento da igreja, logo após os sete anos que Israel firmará o pacto com o falso profeta, os judeus não acreditou no Messias verdadeiro então o Senhor permitirá que venha um falso cristo, e seja enganado, após os judeus perceberem que foram enganados romperá o pacto, então a besta, o falso profeta e seus exércitos marchará contra Jerusalém para dizimar os judeus e combater contra o Cordeiro, no meio da grande agonia os judeus clamarão pelo Messias verdadeiro, se arrependerá por ter rejeitado o seu Messias, então Jesus pisará no monte das Oliveira “e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio”. (Isaías 11:4) 
“Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre”. Após vencido pelo Cordeiro (Jesus) a besta e o falso profeta será lançados vivos no lago de fogo, as Escrituras Sagradas são claras quanto ao tormento eterno para os rebeldes (ler sobre inferno no capítulo xxxxxxxxxx)
Não consigo entender porque há tantos que se acham sábios na leitura das Escrituras e negam o tormento eterno, é o caso dos Adventista do 7ª Dia e os testemunhas-de-jeová, eles dizem que o inferno é a sepultura e o lago de fogo é para destruir Satanás e os ímpios, devemos orar por eles quanta cegueira espiritual.
Foram mortos todos os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Os Adventista do 7º Dia ensinam a seus fies que esse que receberam o sinal da besta, são os cristãos que guardam o domingo juntamente com a besta (Roma) eles não o receberam o sinal da besta pois eles tem o testemunho de Jesus Cristo “a guarda do sábado”.