A MULHER E A BESTA (CAP. 17)


“E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas, com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição”.(v.1,2)
Essa passagem é totalmente simbólica, o anjo do Senhor mostra a condenação da grande prostituta, a prostituta aqui está simbolizando a um sistema religioso idólatra, que está assentada sobre muitas águas, muitas águas que dizer sobre vários povos, os reis da terra e os demais seguidores do sistema religioso idólatra se embebedaram com seu vinho, ou seja, se embebedaram com suas idolatrias.
“E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas, e tinha na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição. E, na sua testa, estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA”. (v.3-5)
O apóstolo João mais uma vez se achou em espírito, e ver a mulher assentada sobre a besta de cor escarlate, sem dúvida a mulher aqui está representando a Igreja Católica Romana, a antiga Roma se vestia de escarlate uma cor vermelha vivo, sabemos que Roma caiu seu poder político, mas com a União Européia e o ecumenismo o império romano erguerá, porém com seu controle através da igreja de romana, não mais pelos Cessares. Ela estava cheia de nomes de blasfêmia, creio que simboliza títulos que só pertence ao Deus Criador e a igreja dá esses títulos a homens mortais já falecidos, ela estava vestidas de ouro e pedras preciosas, no Vaticano a Igreja Católica e riquíssima com adornos de ouro e pedras preciosas.
“Em sua testa estava escrito o nome Mistério” creio eu que o Mistério da grande Babilônia refere-se ao seu julgamento, pois milhares de pessoas no mundo católico acreditam ser ela a igreja Católica o único caminho para se chegar a Deus, então o Senhor tira a sua máscara e revelará o mistério.
No comentário da Bíblia católica “Edição Pastoral” eles comentam que esta mulher simboliza Roma antiga, mas nós sabemos que a Roma antiga já não existe mais, e sim a Igreja Católica que é a união de Roma e Babilônia com seus costumes pagãos de adorar a vários deuses.
“E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração”.(v. 6)
A mulher estava embriagada com o sangue dos santos, nós sabemos que a Roma pagã tirou a vida de vários cristãos, também a Roma Católica que teve seu início a parti de 313 da era cristã. Roma persegui e matou muitos cristãos por não aceitar suas crenças, ou seja era obrigados a adorar ídolos, que a Igreja Católica adora como santos. Com o rompimento de Martinho Lutero com a igreja de Roma, ela se enfraqueceu e perdeu seu poder político, mas muitas mortes foram realizadas pela igreja católica em nome de Deus.
 “E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. A besta que viste foi e não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição. E os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão vendo a besta que era e não é, mas que virá. Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada”. (v.7-9)
O apóstolo se admira por ver a visão, e o anjo do Senhor lhe responde: “Eu te direi o mistério da mulher e da besta”. A besta foi e já não é, e há de subir do abismo, trata-se do poder político e religioso que será levantado na terra com a força do maligno que subirá do abismo, porém esse poder político e religioso será imposto por um homem que dará lugar ao dragão (Satanás).
“Aqui há sentido, que tem sabedoria” o anjo foi claro com João, só entenderão quem tem sabedoria do alto, a mulher assentada sobre os sete monte, simboliza a igreja que está no Vaticano, pois o Vaticano está edificado sobre sete colinas.
“E são também sete reis: cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta, que era e não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição. E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão o poder como reis por uma hora, juntamente com a besta. Estes têm um mesmo intento e entregarão o seu poder e autoridade à besta”. (V. 10-12)
Para entendermos melhor referente aos sete reis, que cinco já caíram iremos estudar no livro do profeta Daniel, o profeta foi chamado pelo rei Nabocodonozor para desvendar o mistério de um sonho, disse Daniel ao rei: “Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos; Ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser no fim dos dias”...  (Daniel 2,28) A visão dada ao rei foi de origem divina, para os últimos dias. No sonho o rei Nabocodonozor ver uma estatua com aspecto terrível (Dn.2:31) cada parte da estatua tem um significado de um grande império mundial, vejamos:
1-   A cabeça de ouro – Babilônia
2-   Peito e braços de prata – Os Medos e os Persas
3-   Ventre e coxas de cobre - Grécia
4-   Pernas de ferro, e seus pés de ferro e barro – Roma
Notamos que a palavra do Senhor diz que dos sete reis “cinco já caíram”, Babilônia, Medos, Persas, Grécia e Roma, “e um existe” Roma foi o domínio mais longo, caiu seu poder político e religioso, mais ainda existe através da Igreja Católica Romana que tem seu império mundial, e através da união Européia e o ecumenismo está cada vez se fortalecendo. O Papa João Paulo II tem visitado mais de 125 países e congregados vários povos com diferentes religiões.
“E os dez chifres que viste são dez reis” na visão do rei Nabocodonozor a estatua tinha suas pernas de ferro, a perna é o membro mais longo do corpo humano, correspondem ao domínio romano que foi o mais longo da história eles reinaram por quase mil anos, as pernas eram de ferro, que corresponde ao domínio severo, duro, os romanos não tinha piedades, notamos nos dias de Jesus Cristo, que Ele e os dois malfeitores foram crucificados sem direito a misericórdia. A estatua tinha os pés de ferro e barro, os dedos dos pés na visão corresponde aos dez reis citado no Apocalipse que reinarão juntamente com a besta, esse reino em parte é forte mais em parte será fraco como o barro. (Dn. 2:42)
Note que assim como o peito e os braços de prata correspondem a dos reinos, Medos e Persas, que são dois mais unidos em um só ideal, assim as duas pernas da estatua corresponde a dois domínios, um político e outro religioso, o segundo governo corresponde ao domínio que a Igreja Católica Romana assumiu a partir do 333 da era cristã.
“E a besta, que era e não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição”.
A besta que era, “o sistema político e religioso romano “já não é” Roma perdeu seu poder político, “é ela também o oitavo” o oitavo rei será o anticristo “e é dos sete, e vai à perdição” o sétimo rei será o falso profeta que fará sinais e prodígio, que enganarão os habitantes da terra, este introduzirá a besta (falso cristo) ao mundo.
Daniel continua a interpretação do sonho dado pelo Senhor: “Estavas vendo isso, quando uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. (Dn. 2:34) Esta pedra preciosa é o símbolo do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo que esmiuçou aos cinco reino e destruirá a besta e o falso profeta com todos os inimigos de Israel.
A pedra é símbolo de Jesus Cristo leia mais: (Isaías 8:14 ,Mateus 16:18, 21:42,  Efésios 2:20,1 Pedro 2:4-8, Romanos 9:32,1 Coríntios 10:4 )
“Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, eleitos e fiéis. E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas”. (Ap. 17:14,15 )
A besta e o falso profeta se reunirão para enfrentar a Jesus Cristo, eles irão com intento de destruir Jerusalém, esse dia é chamado nas Escrituras sagradas como “O dia do Senhor” se cumprirá a profecias do salmista Davi que diz: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés”.(Sl. 110:1) O grande Deus de Abraão porás todas as nações debaixo dos pés do Senhor Jesus Cristo, cumpre-se neste momento a visão dada ao rei Nabocodonozor, quando a pedras (Cristo) esmiuçar a estatua (o domínio da besta). Leia Zacarias 14
“E os dez chifres que viste na besta são os que aborrecerão a prostituta, e a porão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo. Porque Deus tem posto em seu coração que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus”. (v.16,17)
Por permissão divina os dez reis dará o poder a besta, depois se levantará contra a prostituta, eles aborrecerão a prostituta e deixarão nua. Quem sabe? Depois de ser iludidos pelo falso profeta, eles resolverão queimar Roma, a grande prostituta.
“E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra”. (v. 18)
Mais uma confirmação que esta mulher simboliza Roma, pois é a única cidade que tem o sistema religioso que domina as nações.