APOCALIPSE PARA OS DIAS DE HOJE (Cap.01)

CAPITULO 1

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Ap: 1:1,2
O livro de Apocalipse ou Revelação foi escrito pelo apóstolo João, trata-se de uma revelação que o Senhor Jesus Cristo mostrou da parte de Deus pai, que tem a finalidade de mostrar aos seus servos as coisas que irão acontecer nos fins dos dias.
O Espírito Santo nos da um alerta neste último livro da Bíblia. “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. V. 3 Somos advertidos a bem-aventurança em três aspectos, a respeitos deste livro, lê, ouvir e guardar as palavras desta profecia, sendo que quer a última é de maior importância para nossas vidas, “guardar as palavras nela escrito” não obstante lê e ouvir, Deus nos chama atenção a obediência total a sua palavra ... “porque o tempo está próximo”.
João estando cativo na ilha de Patmos, ele foi ordenado pelo Senhor a escrever a visão no livro e enviar...às sete igrejas que estão na Ásia: Ap1.4
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.Ap 1.7-8
No verso 7, O Senhor Jesus está falando da sua segunda vinda quando virá para salvar os judeus em Jerusalém, quando Ele diz que: e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; refere-se aos judeus, foi eles quem entregaram a Jesus para se crucificado. Antes da morte do Senhor Jesus Cristo acontecer Deus já tinha profetizado por meio do profeta Zacarias quando diz: “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito” Zac. 12:10 Esta passagem mostra que Jesus é Deus igual ao pai no verso 8 Ele confirma. “Eu sou o Alfa e o Ômega”, na tradução brasileira seria assim “Eu sou o A e o Z”, Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e Ômega a última, o Senhor quis dizer que Ele é “o princípio e o fim” ou seja o Senhor Jesus não tem origem nem fim.
“Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo”. (V.9)
O apóstolo nos relata  que, ele por pregar a palavra de Deus e testemunhar de seu Filho Jesus, esta preso na ilha de Patmos, Cristo fundou a sua igreja com os 12 apóstolo, após Jesus Cristo ter ido para o pai as perseguições não cessaram contra a igreja do Cordeiro, por esse motivo João estava preso em Patmos. 
“Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta” ( Ap 1.10) João disse: “Eu foi arrebatado em espírito, entendemos que João foi levado ao céu em seu corpo espiritual, ou seja, as visões que o Senhor Jesus lhe mostrara aconteceu numa dimensão espiritual. O mesmo que aconteceu com o apóstolo Paulo quando diz: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu”. (2 Co 12:2) 
“No dia do Senhor”, em que dia do Senhor João se refere? Sobre esse assunto o Dr. Wim Malgo escreveu:
“De que dia fala João quando diz: “Achei-me em espírito, no dia do Senhor”? Não se trata do domingo, como pensam alguns, mas o grande, terrível, mas no final glorioso dia, do qual também os profetas do Antigo Testamento falaram tanto.
( Wim Malgo-Apocalipse de Jesus Cristo- pg 27.)


“Nós entendemos “dia do Senhor”, o dia de Domingo (DOMINI), o primeiro dia da semana, por ser o dia escolhido pelos primitivos cristãos para se consagrarem ao Senhor (Atos 20.7; I Co 16.2) por ser o dia da ressurreição (Mt. 28.1; Mc. 16.2; Lc.24.1; Jo. 20.1) e por ser o dia preferido por Jesus para suas manifestações aos discípulos (João 20.19,26)
“Não se trata aqui, absolutamente, do dia de sábado, o sétimo dia da semana, mesmo que Deus o haja denominado “meu santo dia” (Is. 58.13) porque o sábado foi dado como sinal ao povo de Israel. (Êx.31.12-17; Ez. 20.12,20), na dispensarão da Lei, e nunca houve a expressão “dia do Senhor” referindo-se ao sábado, entre o povo de Israel”.(Armando C. Cohen – ESTUDOS SOBRE O APOCALIPSE, pg.32 CPAD)  

Temos tese de dois teólogos, eu que nunca cursei nenhum curso de teologia, fico com a primeira tese, não só pelo simples fator de apoiar os escrito do Dr. Wim Malgo, mas lendo a Bíblia Sagrada tiraremos nossas dúvidas quanto a esse dia “O Dia do Senhor”.
Na Bíblia sagrada aparece 18 vezes a expressão “o Dias do Senhor” leiam:
“Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido; Isaías 2:12 
“Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação”.Isaías 13:6 
Isaías 13:9 ;Jeremias 46:10 ;Ezequiel 30:3 ;Joel 1:15 ; 2:1,11 ;3:14  ,Amós 5:18 ,20 Obadias 1:15  ,Sofonias 1:7 ,14 ,Zacarias 14: 1 Ts 5:2  ;2 Ts 2:2 ;2 Pedro 3:10 
Podemos observar que os versículos acima citados não estão falando nem do sábado nem do domingo mais no evento muito especial para o Eterno, esse evento se dará em duas partes:
1-      A Segunda Vinda do Senhor Jesus ao Mundo, “pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite”. 1 Ts 5:2  O apostolo Paulo escreveu essa passagem  para os tessalonicenses a respeito da vinda do Senhor que virá como um ladrão, ou seja apanharão muitos de supressa.
2-      O Dia do Senhor também si dará quando Ele vir para salvar os 144 mil judeus durante a grande tribulação, se cumprirá o que está escrito em  Obadias 1:15 e demais versículos que lemos: “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações”... o Senhor virá em juízo para com as nações, principalmente as nações que zombaram dos seus filhos judeus.
Creio que o leitor após ter examinado as Escrituras não terá mais duvida quanto ao Dia do Senhor, no inicio da minha fé já ouvi muitas historinhas de certos obreiros pregarem que o dia de domingo é o dia do Senhor, quem trabalha no domingo do Senhor está roubando, etc, haja visto que trabalhos seis dias para nós, é justo dedicá-lo ao Senhor, mais faremos isso de uma maneira voluntária não com medo que o nosso pastor nos amedrontou.
“E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito”. Gênesis 2:2 
Em várias partes da Bíblia aparece o “sétimo dia” (sábado) como um dia de descanso, em dois livro está escrito “santo sábado” compare:
“E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado”...Êxodo 16:23 
“E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, e estatutos, e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo”. Neemias 9:14 
Deixamos claro que esse dia misterioso “O Dia do Senhor” ainda está por vi, pois referindo-se ao sábado não tem nenhuma passagem na Bíblia que apareça  o dia do Senhor é o santo sábado.
Curiosidade, na bíblia edição pastoral da igreja católica, na contra-capa, falando dos mandamento da lei de Deus, no terceiro mandamento aparece “guardar domingos e festas” sei que muitos cristãos por não lerem a Bíblia ainda segue muitos dogmas da igreja de Roma, ex. Natal, páscoa, etc.

No céu em espírito João ouve uma grade voz como de trovão dizendo: ...O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.(ver 11) O objetivo do Senhor era passar a visão para às sete igreja da Ásia, a ordem dada pelo Senhor foi: “O que vês,  escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia”:
Após ouvir a voz, João tem uma bela visão de quem falava com ele.
E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último
e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno. Ap 1.12 a 18
João ver o filho de Deus, não mais Jesus homem sofredor, aquele que foi zombado, caluniados pelos homens, mais ele viu o Cristo glorificado, com todo poder e glória, João descreve a glória do seu rosto. “e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece”. Não suportando a glória do seu rosto João diz: “caí a seus pés como morto” sabemos que o ser humano não suportar ver a glória do Senhor. Moisés rogou ao Senhor para ver sua glória a resposta do Senhor foi “E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá”.Ex 33.20) Sabemos que a face do pai nunca foi visto por humanos, mais a face do filho o pai quis revelar, quando lá no Éden o homem pecou, o pai prometeu enviar o filho para salvar a humanidade.
João após caí a seus pés como morto, o Senhor conforto o seu espírito tocando-lhe com sua mão direita. E diz: não temas “Eu sou o Alfa e o Ômega e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre” O Senhor Jesus aqui se revela para João como o Cristo ressuscitado.
Jesus disse para João:E tenho as chaves da morte e do inferno. Na morte na cruz do calvário o Senhor conquistou a vitória para os humanos que estava sobre o poder da morte e do inferno,  Cristo esmagou a cabeça da serpente e tomou as chave da morte e do inferno. (Gn 3.15) 
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer:
O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas”.ver 19-20
O Senhor manda João escrever as coisas que tens visto, ou seja, João estava em uma visão em que o Senhor lhe mostra o presente e o futuro, quando o Senhor diz: “As que são e as que depois desta hão de acontecer”. “As que são” no meu entender o Senhor estava falando do presente, ou seja, tudo o que estava acontecendo nas sete igrejas da Ásia, pois algumas igrejas já estavam perdendo o compromisso com  o Senhor.
Há teólogos que dizem que as cartas enviadas as igrejas aconteceram em diversas épocas, se pensamos assim as Escrituras Sagradas entra em contradição, como o Senhor Jesus mandaria João escrever para as igrejas, exortando, chamando ao arrependimento se elas estivessem em perfeita harmonia com o Senhor. Assim que os pastores das igrejas lessem as cartas não aceitaria a correção, pois os mesmo achariam que estava leal com o Senhor.
Como todas as cartas foram enviadas pelos diversos apóstolos para as igrejas, e hoje juntas formam nossa Bíblia, assim o Apocalipse não seria diferente, foram escritas e endereçadas as sete igrejas da Ásia, mais com propósito para ser útil até os dias de hoje. Com o decorrer do estudo iremos ver que as igrejas de hoje apresenta vários sintomas comparada às da Ásia, por isso eu entendo o que fazem muitos estudiosos do Apocalipse pensarem que os acontecimentos foi a logo prazo.
E as que depois destas hão de acontecer: As profecias do Apocalipse vão acontecendo com passar dos tempos, creio que no momento em que cada pastores leram as cartas, nas igrejas, à parte de exortação dada pelo Senhor foi aceita e corrigida, mas muitas coisas para eles naquela época causou espanto, se hoje tem cristão que tem medo ao ler Apocalipse imaginem naquela época.
As sete estrelas, e os sete castiçais de ouro. O Senhor Jesus já tinha dito o mistério das sete estrelas e dos setes castiçais, creio que os anjos das igrejas simbolizado os pastores Jesus comparou as estalas devido ao brilho, o pastor para pastorear a igreja do Senhor tem que brilhar, infelizmente hoje tem muitos pastores sem o brilho, estrela sem brilho não é estrela. As igrejas representada aqui por castiçais de ouro tem um significado profundo, no Antigo Testamento era usado na casa do Senhor. O castiçal puro com suas lâmpadas, as lâmpadas da ordenança, e todos os seus utensílios, e o azeite para a luminária; (Êxodo 39:37) No castiçal tinha lâmpadas e azeite, para iluminar a igreja do Senhor Jesus tem que está com suas lâmpadas acessa, pois ela é a luz do mundo temos que brilhar e nunca faltar o óleo, que simboliza a unção do Espírito Santo, caso falte à unção do Santo Espírito ela é uma igreja apagada sem luz, morta espiritualmente.