AS DUAS TESTEMUNHAS (CAP.11)


“E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo e disse: Levanta-te e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. E deixa o átrio que está fora do templo e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a Cidade Santa por quarenta e dois meses”. (v.1-2)
O anjo do Senhor mandou João medir o Templo do Senhor, nos dias de hoje sabemos que não existe mais o Templo, ele foi destruído 70 anos depois que Jesus profetizou sobre a sua ruína. (Mateus 24:1-2)
“Em Israel tem um grupo de judeus que luta pela reconstrução do Templo, “Fiéis do Monte do Templo” com mais de 10.000 membros, liderado por Gershon Salomon, 85% dos judeus querem um novo Templo” (Notícia de Israel- março de 2005 pg 16)
O Senhor Deus já tinha mostrado a Ezequiel a restauração do novo Templo, no livro de Ezequiel a partir do capítulo 40 encontraremos detalhes sobre o novo Templo.
No período em que o anti-cristo firmar o concerto o templo deverá está pronto, no verso acima o anjo disse a João que a Cidade Santa (Jerusalém) seria pisada por quarenta e dois meses pelas as nações (gentios).
 “E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Estas têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem”.
 (v.3-6)
Neste período o Senhor levantará duas testemunhas que profetizarão com poder e autoridade, essas duas testemunhas terão poder sobre os incrédulos que poderá matar com o fogo que sai da sua boca. Quantos que si dizem pregadores de hoje que gosta de poder, quem sabe, eles não almejam essa autoridade.
Muitos escritores e teólogos servos do Senhor acham que essas duas testemunhas são Elias e Moisés, mas eu particularmente acredito que não devemos nos preocupar em saber quem será as duas testemunhas, pois a palavra de Deus não nos revela quem são eles.
Vamos analisar nas Escrituras Sagradas caso seja Elias um deles, Deus falou ao profeta Malaquias que: “Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor”. (Malaquias 4:5 ) Jesus falado de João Batista para os seus discípulos Ele disse: ...“É este o Elias que havia de vir”.(Mt 11:14) Jesus comparou João Batista a Elias devido o espírito e virtude de Elias. Confira as palavras que o anjo do Senhor falou a Zacarias pai de João Batista quando este anunciava seu nascimento: “E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto”. (Lucas 1:17)
O escritor aos hebreus escreveu que: “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte”...(Hebreus 11:5) O profeta Elias foi levado ao céu num redemoinho (2 Reis 2:11) porque Deus traria ele de volta a terra para morrer?
As duas testemunhas poder ser dois rabino, convertido ao Senhor, ou dois pastores judeus messiânicos, ou até dos evangelistas evangélico, por que ficarmos tentando descobri tudo sobre o Apocalipse? 
Quanto a Moisés as Escrituras Sagradas relata que ele morreu nas terras de Moabe e ninguém sabe o lugar da sua sepultura, (Dt. 34) no Novo Testamento o apóstolo Judas relata que o arcanjo Miguel lotou com Satanás pela disputa do corpo de Moisés.
(Judas 1:9) Porque o Senhor iria trazer Moisés para morrer outra vez? Resumindo sobre as duas testemunhas, eles terão do Senhor poder e virtude para operar sinais e maravilhas assim como Deus operou na vida de Elias e Moisés.
“E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará. E jazerá o seu corpo morto na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado. E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seu corpo morto por três dias e meio, e não permitirão que o seu corpo morto seja posto em sepulcros. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra”. (v.7-10)
Após as duas testemunhas terminarem de profetizar, Deus permitirá que a besta que sobe do abismo (Satanás) matar as duas testemunhas, seus corpos jazerão em Jerusalém. por três dias e meio. “A grande cidade espiritual” o Senhor chamou Jerusalém por nome espiritual de Sodoma e Egito, pelo fato que hoje os judeus apóstatas estão em grade número praticando o homossexualismo por isso o Senhor a comparou a Sodoma pela pratica da sodomia, quanto ao Egito, pelo fato de praticarem bruxaria e cultos ocultistas.Jesus fala claramente de Jerusalém pois Ele diz: “Onde o seu Senhor também foi crucificado”, podemos entender que a morte das duas testemunhas será morte de cruz, pois Jesus diz “onde o seu Senhor também foi crucificado”. O que nos leva a acreditar que vai ser morte de cruz, vamos analisar os fatores.
1-      Quando Jesus Cristo foi crucificado, Jerusalém estava em poder de Roma, na morte das duas testemunhas Jerusalém estará no poder de Roma ressuscitada (estudaremos a Roma ressuscitada nos próximos capítulos)
2-      No satanismo Satanás gosta de sacrifício humanos em cruz, para zombar do Cordeiro de Deus, uma vez ele no comando mundial fará o mesmo.
“E, depois daqueles três dias e meio, o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre os pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados e deram glória ao Deus do céu”. (11-13)
No final de três dias e meio o Senhor dará a vida as suas testemunhas e eles subirão para o Senhor em uma nuvem, os seus inimigos o verão subindo, e terá um grande terremoto com sete mil vítimas e os demais darão glórias ao Senhor. Não sabemos o simbolismo desta duas testemunhas, mais e curioso os fatos, eles morrerão em Jerusalém como nosso Senhor Jesus morreu, será ressuscitado, como Jesus também foi, será elevado a glória, Jesus também foi, terá terremoto, na morte de Jesus também teve terremoto.
“É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá. E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre seu rosto e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Todo-poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder e reinaste. E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra”. (v.14-18)
O sétimo anjo toca a trombeta, João ouve no céu grade voz, “os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo”, Satanás estava de posse no controle do mundo (as nações) devido ao pecado do homem que lhe dava direito legar, uma vez vencido na cruz, Jesus passou a governa os seus filhos, porém Jesus não tinha o controle total sobre Israel pois este ainda lhe faltava voltar para o Pai, com o Israel apóstata arrependido e aceitando o Cristo verdadeiro, Jesus passar a governar todo o mundo no milênio e eternamente. Quando a voz se refere ao nosso Senhor e seu Cristo, ta mostrado o controle mundial do Senhor Deus Pai e do Filho Jesus Cristo.
Os vinte e quatro anciãos postados louva ao Senhor e fala do julgamentos dos mortos e dos galardão que será dados servos do Senhor que será recompensado conforme suas obras aqui na terra. E proclama a ira do Senhor sobre a terra.
“E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva”. (v.19)
A ARCA DO TESTEMUNHO
No livro do Êxedo capítulo 25, Javé manda Moisés construir uma arca de madeira de acácia coberta de ouro por dentro e por fora, o Senhor ordenou a Moisés que lavrasse duas tábuas de pedra e após o Senhor esculpisse os dez mandamentos como nas primeiras tábuas, Moisés deveria colocar na “Arca do Concerto” (Deuteronômio 10) Além das duas tabuas esculpidas pelo dedo do Senhor, continha nela o Maná que o Senhor fez chover no deserto.( Êxodo 16:33) e a vara de Arão que floresceu (Hebreus 9:4 ) Esta Arca tinha um significado muito forte para os judeus, pois o Senhor disse para Moisés :“Depois, porás na arca o Testemunho, que eu te darei”. (Êxodo 25:16)
A “Arca do Testemunho” ou “Arca do Concerto” marcaria assim uma aliança com Deus e seu povo Israel, os três elementos sagrados que continha na Arca provara a presença de Deus registrada no meio do seu povo que estes jamais deveria esquecer da aliança eterna do deus de Israel.
Por ordem divina só os sacerdotes levitas deveriam levar a “Arca do Concerto”. ( Dt. 31:9) Josué sucessor de Moisés ao conquistar Canaã deu ordem aos sacerdotes levitas que levassem a Arca adiante do povo (Josué 3)
O profeta Samuel narra em seu primeiro livro capítulo 4, que pela desobediência dos filhos do profeta Eli, que o profeta sabia dos seus erros más não repreendeu, na guerra contra os filisteus, os israelitas perderam a guerra, os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias foram mortos e a Arca do Concerto foi levada pelos filisteus.
A Arca do Concerto foi levada pelos filisteus e colocada no templo de Dagon, o profeta Samuel relata que: “Levantando-se, porém, de madrugada os de Asdode, no dia seguinte, eis que Dagom estava caído com o rosto em terra, diante da arca do Senhor”  (1 Sm.5:3) Logo depois dos acontecimentos os filisteus resolve devolver a Arca do Concerto aos israelitas (1 Sm.5)
A Arca do Concerto era temida pelos inimigos de Deus, o Senhor castigou os asdoditas com hemorróidas por estarem com a Arca, também os ecronitas temeram diante dela (1 Sm.5)
O rei Salomão edificou uma casa para o nome do Senhor Deus de Israel ser glorificado depois de edificado o Templo na cidade escolhida por Deus, Jerusalém, disse o rei Salomão: “E pus nela a arca em que está o concerto que o Senhor fez com os filhos de Israel”. (2 Crônicas 6:11)  Nas Escrituras Sagradas é mencionada pela última vez onde estaria a “Arca do Concerto”, nos tempos do profeta Jeremias o Senhor faz menção dela, “E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca do  concerto do Senhor! Nem lhes virá ao coração, nem dela se lembrarão, nem a visitarão; isso não se fará mais”. (Jeremias 3:16) Baseado  nas palavras do Senhor, Ele tirou do meio do seu povo a “Arca do Concerto” pois os filhos de Israel quebrou a aliança com o Deus Eterno, até os dias de hoje os judeus não sabem o paradeiro da Arca.