ABERTURA DOS SELOS (CAP.6)


PRIMEIRO SELO
E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer”.(V.1-2)
No Apocalipse alguns eventos já aconteceram, a exemplo às cartas às igrejas da Ásia, a morte de Jesus, quanto à abertura dos selos são sinais que estão por vir.
Após o Cordeiro abrir o primeiro selo surge um cavalheiro montado em um cavalo branco. Muitos teólogos se confunde com este cavalheiro, dizem eles ser Jesus, simplesmente por está montado em um cavalo branco.
Na Roma antiga os reis entravam nas cidades conquistadas montado em um cavalo branco, creio que por isso o Senhor usou este símbolo. Vamos analisar a luz da palavra de Deus quem será este cavalheiro misterioso.
“E o que estava assentado sobre ele tinha um arco”...Este cavalheiro tinha em suas mãos um arco, mas João não mencionou as flechas, vamos analisar, o arco e flechas foram no passado armas poderosa de guerras, o profeta Samuel relata em seus escritos que: “E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros”. (1 Samuel 31:3) Os flecheiros eram homens temidos naqueles tempo, para eles arremessarem suas flechas precisavam do arco. Porém este cavalheiro misterioso só tem o arco, resumido o estudo sobre o arco, arco que dizer uma força emprestada, muitos índios hoje dia ainda usa para caça, mas deduzimos se um homem mata um animal feroz, ele não tem poder por si só mas sim a força que  está na sua arma, se o cavalheiro misterioso só tinha o arco, que dizer que ele tem uma força empresta e limitada pois se não tem as flechas, esse não poderia usar suas força.Então este cavalheiro não poder ser Jesus Cristo pois o mesmo disse:.. É me dado todo o poder no céu e na terra”. (Mateus 28:18) 
Agora que sabemos que este cavalheiro é o anticristo, ou seja, um impostor que virá antes de Jesus Cristo.
“E foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer” este falso Cristo foi coroado e sai vitorioso e para vencer, note que João descreveu que ele sai “vitorioso para vencer” o apóstolo não disse que ele venceu, sem duvidas esse homem será coroado como rei mas não vencerá.
Sobre este homem Jesus falou a seus discípulos: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda)”, (Mt. 24:15) 27 
O anjo Gabriel falou para Daniel que: “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjar”...(Dn.9:27)
Os judeus não acreditaram no Messias Jesus Cristo então o Pai permitirá que venha um falso cristo e lhes engane assim todo Israel se arrependerá do seu erro e louvar o Messias Jesus.
“Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”, 2 Ts 2:3 
Podemos notar a divulgação tão maciça nos filmes americanos divulgando a chegada do anti-cristo, você já analisou o programa de audiência da Rede Globo de Televisão “Big Brother” onde câmeras de vídeo está por todo lado“Big Brother” (Grande Irmão) quem será esse grande irmão?

SEGUNDO SELO
“E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem e vê!
E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada. (v.3-4)
Como estudamos o cavalheiro misterioso é o anticristo, pois ele trará uma falsa paz que só durará a metade de sete anos simbólicos (três anos e meio) logo depois virá o cavalheiro no cavalo vermelho que simboliza a morte, este tinha carta branca para tirar a paz da terra e causar morte.

TERCEITO SELO
 “E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi o terceiro animal, dizendo: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro; e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho”.(v.5-6)
Os primeiros três anos e meio do reinado do anticristo será próspero, casa, emprego, comida e saúde para todo mundo, com abertura do terceiro selo surge o cavalheiro de preto que trará a fome para os habitantes da terra, note que um dos quatro animais disse: “Uma medida de trigo por um dinheiro; e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho”. Está se referindo a comida.

QUARTO SELO
“E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra”.(v.7-8)
O cavalheiro sobre o cavalo amarelo simboliza a morte, trata-se do anjo da morte que sairá a matar a quarta parte dos habitantes da terra.  “E o inferno o seguia” Essa expressão podemos entender que na medida que o cavalheiro da morte os dizimava oe mortos eram conduzidos ao inferno.

QUINTO SELO
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
E a cada um foi dada uma comprida veste branca e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos que haviam de ser mortos como eles foram”. (V.9-11)
Quando acontecer esses eventos a igreja de Jesus já não estará na terra, então os cristãos que não forem levado com Jesus no arrebatamento da noiva do cordeiro serão perseguidos, aqueles que não negar o nome do senhor Jesus terá uma oportunidade de se salvar, porém terá que lutar sozinhos, pois o Espírito Santo já não estará mais na terra nem os anjos do Senhor.
João viu as almas dos que morrem pelo amor da palavra de Deus, a esses foram dadas vestes brancas e lugar para repousar até que os últimos mártires se completassem.
Há seitas que ensinam que as pessoas quando morrem ficam no estado inconsciente, negando assim a imortalidade da alma, mais nesta passagem bíblica e ao decorrer do estudo provaremos nas Escrituras Sagradas que os mortos tanto salvos com não salvos terão consciência.    

SEXTO SELO
“E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue. E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos do seu lugar. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas, e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir”? (12-17)
Entendemos que da abertura do primeiro selo até o sexto, terá um período de sete anos, pois o anticristo firmará um concerto com os judeus por uma semana (sete anos) (Dn.9:27) na metade do concerto será quebrado o pacto, então o anticristo perseguirá Israel por durante mil duzentos e sessenta dias, estudaremos esse evento no capitulo doze, quando Israel souber que foi enganado com o falso cristo, ele clamará pelo verdadeiro Messias, então acontecerá a abertura do sexto selo.
Sobre esse evento glorioso vários profetas do Senhor já tinham profetizado, iremos ler em Zacarias 12.10 que diz:“E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito”. Nesta passagem Bíblica é o próprio Jesus falando com o profeta Zacarias, quando Ele diz: “olharão para mim, a quem traspassaram” os judeus verãos o Jesus que Eles crucificaram chorarão amargamente e aceitarão o Messias verdadeiro.
Jesus confirma esse evento glorioso para seus discípulos quando Ele diz: “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.(Mt.24:29-30) Muitos cristãos pensam que o arrebatamento da igreja será nesse momento, mais não é verdade, quando o anticristo tomar posse no mundo a noiva do Senhor (a igreja) já foi levada, esse evento refere-se ao livramento da nação israelita, qual iremos estudar mais adiante.
“A ira do Cordeiro” (Ap.6:16) os homens vão pedir para que os rochedos caiam sobre eles para se esconderem da ira do Cordeiro, é importante lembrar que Jesus é comparado ao cordeiro por ser o cordeiro um animal que, quando é morto não abre a sua boca para gemer, o profeta Isaías profetizou que:“Ele foi oprimido, mas não abriu a boca”... (Isaías 53:7) Porém neste momento do Apocalipse Jesus não vem como um cordeiro para ser sacrificado e sim um Cordeiro irado, com poder e glória que virá para julgar, e por seus inimigos por escabelo dos seus pés (Salmos 110:1) Sobre a ira do Cordeiro escreveu o salmista Davi: “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira”...(Salmos 2:12) Por esse motivos as nações que persegue Israel  temerá diante Dele.Então os homens que zombara do Deus verdadeiro se espantarão de ver sua aparência, se esconderão nas cavernas, mas não adiantará pois os seus olhos são como chamas de foto, tudo Ele vê.
O rei Davi escreveu que: “Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; Salmos 139:8