QUINTA CARTA À IGREJA EM SARDES (Cap.3)

CAPÍTULO 3

QUINTA CARTA
À IGREJA EM  SARDES (Cap.3)

Sardes. Principal cidade da Lídia (Dic. Bíblico de Almeida)
“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.(v.1-3)
O Senhor Jesus para a igreja de Sardes apresenta-se como aquele que tem os sete Espíritos de Deus, para entendermos melhor o que diz os sete Espíritos de Deus vamos ler em Isaías 11:2  “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito  de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor”. O profeta Isaias inspirado pelo Espírito Santo já tinha profetizado que os sete Espíritos de Deus repousaria sobre Jesus, quando Ele vim a terra, os sete Espíritos do Senhor aqui representa seu atributo e não sete espíritos diferentes.
A igreja de Sardes estava com aparência de uma igreja viva, más o Senhor que conhece os nossos pensamentos, disse: “Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”... O Senhor exorta a igreja ao arrependimento, pois as obras deles eram más diante do Senhor.
Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.(v.4-6)
Porém o Senhor achou alguns cristãos que não se contaminaram suas vestes, nós entendemos que as vestes simboliza nossa vestes espirituais a qual devemos conservar embranquecida pelo sangue do Cordeiro (Jesus) o apóstolo Paulo escreveu: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Ts 5:23
Devemos nos manter limpos com a palavra de Deus, nosso espírito alma e corpo.
Aos vencedores Jesus promete vestes branca, conservar o nome no livro da vida e diante do Pai Jesus nos confessará. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Temos uma exortação do Espírito Santo para alertar a sua igreja, o Espírito de Deus sempre nos alertará a dar ouvidos ao livro da profecia para que devamos está preparados pois a vinda do mestre está perto.

SEXTA CARTA
À IGREJA EM FILADÉLFIA (CAP.3.7-13)

FILADÉLFIA [Amor Fraternal]
Nome de várias cidades e povoados do mundo grego. A Filadélfia mencionada no Apocalipse era um povoado da província romana da Ásia. Ali havia uma igreja. (Dicionário Bíblico de Almeida)
 “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre: Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”.(v.7-10)
O Senhor Jesus apresenta-se para a igreja de Filadélfia como o santo e verdadeiro e o que tem as chaves de Davi.
“A chave de Davi” O Senhor está falando da sua autoridade que o Pai lhe deu sobre a casa de Davi, Deus já tinha profetizado por boca do profeta Isaías quando diz: “E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá. (Isaías 22:22)ler mais.(Jeremias 23:5,33:15, Ezequiel 34:23)
Também em Filadélfia a perseguição daqueles que se diziam judeus e não era estava  intensa, porém eles mantiveram firmes nas palavras do Senhor. Por a igreja se achava em obediência, o Senhor Jesus disse que aqueles da sinagoga de Satanás viriam se postar aos pés da igreja para adora ao Senhor. Jesus ao proferir estas palavras “E saibam que eu te amo” estava provando mais uma vez seu amor para aqueles a quem lhe obedecem, e promete mais, para aquele que guardaram a sua palavra Ele guardaria da hora da tentação que há de vir sobre toda terra.
Infelizmente há cristão que acreditam que a igreja do Senhor passará pela grande tribulação, mas nós temos a plena certeza se guardarmos as palavras do Senhor estaremos livres, para morar com o Senhor Jesus em sua glória.
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. (v 11-13)
Jesus promete mais para os vencedores, primeiro Ele nos exorta a vigiarmos para que ninguém roube a nossa coroa, e aos vencedores Ele nos garante a sermos coluna no templo de Deus, isso quer dizer que seremos fortes em seu reino, e teremos o nome do Pai, da nova Jerusalém e o novo nome do filho escritos em nós, que maravilhas, nossa mente é muito mesquinha para imaginarmos tantas glórias a que nos espera. Amém!
Jesus finaliza a carta dizendo: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

SÉTIAM CARTA
À IGREJA DE LAODICÉIA (Cap.3.14-22)

Laodicéia. Cidade da província romana da Ásia. Ficava próxima de Colossos e de Éfeso. Era uma cidade muito rica, na qual havia uma igreja (Cl 4.13-16; Ap 3.14-22).(Dicionário Bíblico de Almeida)
“E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!
Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu),(v. 14-17)
Para a igreja de Laodicéia o Senhor apresenta-se como a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus, creio que o Senhor Jesus se declara com a testemunha fiel e verdadeira por ser o único homem a ver o rosto do Pai, quanto ao “princípio da  criação de Deus” Jesus está provando a sua existência, que Ele antes de vim a terra, Ele já era antes da criação do mundo.
Iremos estudar um pouco sobre sua origem, Jesus aparece no livro do Gênesis com o Pai. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”;...(Gênesis 1:26 ) Note que Deus disse “façamos”  é uma prova que Deus não estava sozinho, estava o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Jesus estava com o pai quando Eles confundiram as línguas dos povos em Babel, disse Deus: “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua,”... (Gênesis 11.7)
Quando Adão cai em pecado no Éden Deus fala do seu filho quando diz para a serpente: (Satanás) “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. (Gênesis 3:15)
Moisés servo de Deus profetizou sobre Jesus quando diz: “O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; (Deuteronômio 18:15-18) 
O Senhor Jesus Cristo quando estava com os seus discípulos confirma estas palavras quando diz: “ ...São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de  Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos”.( Lucas 24:44 ) ler mais, João 1:45, 5:46, Atos 3:22, 7:37.
O rei Davi profetizou várias vezes sobre o Senhor Jesus.
“Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam”. (Salmos 2:12) Nesta passagem o salmista exorta a beijar o filho (Jesus) para que ele não se ire, hoje em dia ouvimos muitos pregadores pregando sobre a graça, muitos até se acostuma em pecar, pecar e pedir perdão, más o salmista alerta a beijar o filho, iremos interpretar “beijar o filho” como amar o filho de Deus, ser obedientes a sua lei, para que não pereçamos em nossos caminhos e quando em breve Ele se inflamar em sua ira, o salmista aqui se refere ao dia do Senhor, ou seja o dia da vingança do cordeiro. (Isaías 2:12)
Como o Senhor Jesus tinha dito para seus discípulos que estava escrito sobre Ele na Lei nos Salmos e nos Profetas, o salmista Davi profetizou várias etapas da sua vida.
Referente à morte de Jesus Cristo escreveu o salmista: “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção”. (Salmos 16:10) O salmista falava da ressurreição do Senhor, pois ao terceiro dia Ele ressuscitou. (Mateus 28:6)
“Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica”.(Salmos 22.18) esta profecia aconteceu quando Jesus foi crucificado, os soldados romanos repartiram suas vestes(Mateus 27:35)
“Então, declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação”. (Salmos 22.22) O escritor aos Hebreus faz citações a esta passagem referente a Jesus Cristo e seus apóstolos. (Hebreus 2:12)
“Livraste-me das contendas do povo e me fizeste cabeça das nações; um povo que não conheci me servirá.”
“Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim”.
“É Deus que me vinga inteiramente e sujeita os povos debaixo de mim”.
(Salmos 18:43-44 e 47)
O Senhor Jesus no velho testamento já usava a boca de Davi para profetizar seu poderio sobre as nações, Jesus fala por intermédio do profeta de um povo que Ele não conhecia mas que lhe servirá, trata-se da igreja do Senhor que é composta por gentios.
No livro de Provérbios Salomão fala do profeta Agur. O profeta Agur diz: “Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes”? (Provérbios 30:40
Daniel quando estava cativo na babilônia viu a glória do Senhor Jesus quando diz:
“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele”.(Daniel 7:13,8:17) Jesus aparece aqui como “o filho do homem” e o pai com o ancião de dias”. Há pessoas que dizem que Jesus aparece na fornalha de fogo para livrar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego só por que o rei viu quatro homens e disse que:.. “o aspecto do quarto é semelhante ao  filho dos deuses”.(Dn 3:25) É claro que rei Nabucodonosor não conhecia o Deus dos hebreus, e ao ver a formosura do anjo pensou em ter visto um filho de um deus, note que na Bíblia esta escrito deuses com “d” minúsculo não se refere a Deus o santo de Israel. Caso você leitor tenha duvida leia o versículo 28 que diz. “Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos”,... (Dn 3:28) Imagine quantos sermões e quantos hinos dando louvores ao quarto homem que estava na fornalha, pensando em ser Jesus em uma teofania, não sabendo eles que Deus tem seus anjos para realizar as suas obras.
O profeta Isaías em visões viu Jesus em glória e disse: “Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos”! (Isaías 6.5) O apóstolo João confirma que Isaías viu a glória do Senhor Jesus ele diz: Isaías disse isso quando viu a sua glória e falou dele. (João 12:41)  
Os judeus perguntaram para Jesus: “És tu maior do que Abraão, o nosso pai”... (João 8.53) Jesus lhes respondeu: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se... Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou”. (João 8:56-58)
O apóstolo João escreveu que Jesus estava na criação com Deus quando diz: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. (João 1:1-3)
O apóstolo Judas escreveu sobre Enoque quando viu Jesus com milhares de santos. (Judas 1:14)

 “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas”.(v.18)
No verso acima Jesus fala no sentido espiritual, para sermos provado como o ouro no forno de barro, e adquirimos nossa vestes braças, simbolizando assim nossas vidas em santidade para não aparecer nossa nudez ou seja para que não venhamos a escandalizar, precisarmos sermos ungidos nossos olhos o colírio do Espírito Santo para ver as coisas espirituais, pois nesses últimos dias muitos tem sido enganados por falsas doutrinas.
“Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.(v.19-22)
O Senhor por seu infinito amor sempre repreende seus filhos e castiga quando o mesmo se afasta da verdade, “sê, pois, zeloso e arrepende-te” Jesus nos exorta a sermos zelo pela sua obra e arrependermos-nos.
“Eis que estou à porta e bato” o Senhor usou o método simples entendermos melhor sua mensagem, a porta que Ele se refere e os nossos coraçãos, pois Ele só entra em nossas vidas e o aceitarmos de coração, Ele é muito delicado, não invade propriedades.
“Ao que vencer” aos vencedores o Senhor promete assentar-se com Ele no trono do Pai, assim como o Senhor venceu aqui na terra e foi coroado pelo Pai, Ele nos promete a dominar o mundo juntamente com Ele, que maravilhas, só em pensarmos que aqui na terra às vezes nem podemos entrar no gabinete dos governantes, más lá no céu é diferente reinaremos com o Filho ao lado do Pai.
“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”