O CORDEIRO NO MONTE SIÃO (CAP.14)


“E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham escrito o nome dele e o de seu Pai”. (v.1)
O Cordeiro (Jesus Cristo) desceu ao monte Sião, cumprindo assim a profecia do Senhor ao profeta Zacarias, que diz que o Senhor pisará em Jerusalém e livrará o seu povo, (Zacarias cap.14) essa aparição de Jesus Cristo em Sião não será para salvar a igreja, como muitos pensam, esse evento se dará depois do arrebatamento da igreja e depois dos sete anos em que o anticristo firmará o concerto com os judeus, Jesus descerá a Jerusalém só para salvar os 144.00 assinalados, que tinha o nome dele e do pai, são eles os assinalados que aparecem no capítulo 7 do Apocalipse.
Cumprem-se também as palavras dos dois anjos que apareceram para os discípulos quando Jesus foi elevado ao céu: “Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”. Atos 1:11
Jesus foi elevado aos céu estando nos montes da Oliveiras, assim Ele voltará a Sião.
“E ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas e como a voz de um grande trovão; e uma voz de harpistas, que tocavam com a sua harpa. E cantavam um como cântico novo diante do trono e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. Estes são os que não estão contaminados com mulheres, porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus”.(2-5)
Os 144.00 judeus subirão aos céus com o Cordeiro de Deus, João descreve o louvor dos 144.00 salvos que cantarão um cântico novo ao Cordeiro que só eles entenderão, por isso ninguém poderia aprender, no meu entender, João descreveu que ninguém poderia aprender aquele cântico, ele fala dos anjos e da igreja do Cordeiro que já estava com o pai, há sete anos.
“Eles são virgens” cremos que o Senhor falou a João que estes são puros, nunca se contaminaram com ídolos, são virgens, intocável ao pecado da idolatria, não que dizer que são virgens por conhecer mulher, pois o casamento na vontade do Senhor não é pecado. Estes foram comprados pelo Cordeiro como primícias para o Deus Eterno.

O EVANGELHO ETERNO (CAP. 14:6-13)
“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. (v.6-7)
(Evangelho em grego quer dizer "boa notícia". Dic. Bíblico de Almeida) também o evangelho é chamado de “boas novas” (Hebreus 4:2) O anjo do Senhor proclama a boa notícia do Reino de Deus, exortando a todo povo a temer a Deus e adorar ao criador do céu, terra e mar, porque é chegado a hora do juízo.
“E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu! Caiu Babilônia, aquela grande cidade que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição”! (v.8)
O juízo de Deus primeiro cairá sobre Babilônia [Cidade Misteriosa] a antiga Babilônia não existe mais, o Senhor Deus usa  esse nome para simbolizar a cidade que tem características da Babilônia antiga, por ser ela idolatra, e politeísta com adoração de vários deuses pagãos. (Ver detalhes no capítulo 18) 
“E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome”. (v.9-11)
O terceiro anjo proclama o castigo do juízo de Deus, para aqueles que adorarem a besta, sua imagem e aceitar o sinal, este tal sofrerá o castigo eterno, será atormentado no lago de fogo e enxofre, não terá repouso, nem de dia nem de noite.
Não consigo entender porque as pessoas envolvidas em certas seitas tentam negar a existência do inferno (lago de fogo) a Escritura Sagrada é tão clara, como disse o anjo: “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite”
Como eu já disse, nosso objetivo não é falar de seitas e heresia, mas temos que analisar certas seitas que negam certa evidência da palavra de Deus e a destorcem e enganam muitas pessoas. Exemplo.
Os Adventistas do 7º Dia tem suas crenças baseadas na interpretação de uma profetiza, Sr. Ellen G. White, no seu livro “O Grande Conflito” ela destorce as verdades bíblicas principalmente a doutrina do tormento eterno.
“O mal tem sido promovido pela heresia do tormento eterno”... “O tormento eterno é uma das falsas doutrinas, o vinho das abominações”...(Ap.14:8)
“Numerosa classe é levada ao erro oposto. Vêem que as Escrituras representa a Deus como um Ser de amor e compaixão, e não conseguem crer que Ele destine Suas criaturas aos fogos de um inferno eternamente a arder”. Crendo que a alma é de natureza imortal, concluem que toda humanidade deverá salvar-se”... (Ellen G. White – O Grande Conflito - edição condensada pg.318-319)
Baseado em seus ensinos errôneo os adventistas negam que a alma do ser humano seja imortal, eles pregam que o inferno e sepultura e Satanás e os ímpios serão aniquilados no fogo eterno.
Eles esquecem de analisar esta passagem: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16) Se Jesus falou que, aqueles que crer Nele tem a vida eterna, a condenação também é eterna, Jesus não viria ao mundo só pra salvar o homem da morte física e sim o espírito e a alma que são imortais.
A palavra de Deus não diz que Deus lançará seus filhos em tormento eternos, Jesus disse para seus discípulos que:“Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”; Mateus 25:41  Deus Pai criou o inferno e o lago de fogo para o Diabo e seus anjos devido a sua rebelião infelizmente para os seres humanos rebeldes não terá outro fim a não ser ir para o lugar de tormento preparados para os rebeldes, não vejo nenhuma injustiça pregar um Deus que pune os rebeldes, acho que só a Ellen e Russell que não querem aceitar a justiça de Deus.
As testemunhas-de-jeová segue a mesma linha de pensamento do fundador Charles Taze Russell que não aceitava a doutrina do tormento eterno, este foi adventista por alguns dias, hoje com muitos seguidores que adotaram suas doutrinas.
No livro “O Homem em Busca de Deus” narra o pensamento do Pr. Russell.
“Um jovem em busca de Deus”- “Em 1870, um zeloso jovem, Charles Taze Russell (1852-1916) passou a fazer muitas perguntas a respeito dos ensinos tradicionais da cristandade”... “Sua formação religiosa era presbiteriana e congregacional”. Contudo, ele se sentia confuso com os ensinos como predestinação e o tormento eterno no inferno de fogo. Quais eram as razões para duvidar dessas doutrinas básicas de algumas das religiões da cristandade? Ele escreveu: “Um Deus que usasse seu poder para criar seres humanos que de antemão sabia seriam atormentados eternamente, e que os predestinasse a isso, não poderia ser sábio, nem justo e tampouco amoroso. Seu padrão seria mais baixo do que o de muitos homens”.(Jeremias 7:31,19:5, 32:35; I João 4:8-9)
( O homem em busca de Deus-1990,pgs. 350-351) Nas passagem citada no profeta Jeremias é mal interpretado pelos testemunhas-de-jeová, pois o Senhor Deus estava repreendo os israelitas que estava se contaminando com cultos a Baal, eles passava seu filhos pelo fogo em sacrifícios a Moloque.
Moloque[Rei] Deus supremo dos Amonitas, também chamado de Milcom e de Malcã. Seu culto, que incluía o sacrifício de crianças (#Lv 20.2-5), foi incentivado por Salomão (1Rs 11.5,7,33; 2Rs 23.10,13). (Dicionário Bíblico de Almeida)
Em Levítico o Senhor já tinha alertado o seu povo para não adorar a Moloque, caso eles adorasse o deus pagão dos amonitas seria morto, o rei Salomão se contaminou com esse ídolo, no livro do profeta Jeremias Deus já repreende o seu povo por sacrificarem seus filhos, mas não tem nada haver com fogo do inferno, afinal Jesus disse que o inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos (Mateus 25:41) Realmente Deus não fez o fogo eterno para os seus filhos, mais os rebeldes serão lançados com o Diabo e seus anjos.
A Igreja Católica Romana acreditam no Purgatório.
“Purgatório, segundo a doutrina católica romana, é o lugar ou condição em que permanece a alma de uma pessoa que morreu em estado de graça, mas não pode entrar diretamente no céu, por não estar totalmente purificada de pecados veniais (ofensas pequenas a Deus) não perdoados, pecados mortais (ofensas graves a Deus, que destroem o estado de graça) perdoados, imperfeições ou maus hábitos. Essas almas deverão libertar-se dos vestígios do mal mediante uma prova suprema”...
“A Bíblia não é explícita sobre o assunto e, desse modo, houve sempre grande polêmica entre católicos e protestantes com relação à existência do purgatório. Os católicos encontram inspiração para a doutrina no Segundo Livro dos Macabeus (12:45), parte do Antigo Testamento que judeus e protestantes não aceitam como canônico. Também no Novo Testamento há menções indiretas ao purgatório, segundo a Igreja Católica Romana, que também defende a idéia de que as almas no purgatório podem ser auxiliadas pelos fiéis vivos, mediante orações, indulgências, jejuns, sacrifícios e outros atos piedosos. Somente a partir dos concílios de Lyon e Florença, em 1439, e do de Trento, no período da Reforma, a existência do purgatório foi pregada pelo catolicismo. As igrejas protestantes, porém, como a maioria das igrejas ocidentais ortodoxas e as igrejas independentes do cristianismo oriental, não consideram o conceito como bíblico.
“Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda”.
A Igreja Católica pregando a doutrina do Purgatório vai de encontro com os ensino da Escritura Sagrada, pois crendo assim anularia o sacrifício único de Jesus Cristo, (1 Pedro 3:18) Sobre o inferno estudaremos mais no capítulo ----------------



Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam”.(v.12-13)
Todo o cristão é convocado a guardar os mandamentos do Pai e ter fé no seu Filho Jesus. João ouve a voz do Espírito Santo, que diz, “bem-aventurados os mortos que, desde agora, morreram no Senhor”, para o cristão morrer no Senhor é descanso eterno, pois lá no céu receberemos galardão pelas nossas obras feitas aqui na terra.

A VINDIMA DA TERRA

“E olhei, e eis uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, um semelhante ao Filho do Homem, que tinha sobre a cabeça uma coroa de ouro e, na mão, uma foice aguda”. (v.14)
Cremos que este é o Senhor Jesus, pois Ele aparece na Escritura Sagrada como o Filho do Homem (Dn.7:13, Mt.8:20, 9:6, 10:23) Jesus aparece não mais como o Cristo Salvador, mais sim com uma foice em sua mão para segar a terra.
“E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e sega! É já vinda a hora de segar, porque já a seara da terra está madura! E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada. E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda. E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda e vindima os cachos da vinha da terra, porque as suas uvas estão maduras! E o anjo meteu a sua foice à terra, e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios. (v.15-20)
Este texto fala da grande vingança do Deus de Israel e do seu Filho Jesus Cristo, que completará a sua ira sobre os homens por sua rebelião, por vários séculos profetas e pregadores do evangelho tem pregado um evangelho de amor e salvação, mas nos livros dos profetas Deus tem alertado o homem sobre esse dia “O Dia do Senhor” muitos cristãos até confundem esse dia com o domingo dizendo eles ser o domingo dia do
Senhor, vamos estudar um pouco o que dizer sobre  O Dia do Senhor. Já estudamos um pouco no início do estudo sobre o Dia do Senhor vamos agora saber com base Bíblica o dia da vingança do Senhor.
No Velho Testamento o Sábado foi santificado por Deus e era guardado pelos judeus, porem os judeus se rebelaram contra o Deus de Israel e a aliança foi quebrada com Deus, nos tempos de Jesus, Ele firmou uma Nova Aliança no seu sangue, (Hebreus 12:24) estamos assim isento de guardarmos as leis do velho pacto, estamos debaixo das leis de Cristo. (Gálatas 6:2) O apóstolo Paulo escreveu aos gálatas que através do evangelho de Jesus Cristo, nós não precisamos guardar a lei, Paulo escreveu: “Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos”.(Gálatas 4:9-10) com base na Escritura nós não podemos guardar o sábado, então O Dia do Senhor não se refere ao sábado, nem tampouco o domingo.
Eu realmente vim entender o significado do domingo depois de várias vezes me confrontar com adventistas que acusa as várias denominações por ter trocado o sábado do Senhor pelo domingo, nesses dias me despertou atenção para observar o significado do domingo. Análise três eventos importantes no primeiro dia da semana.

1-      O Senhor Jesus ressuscitou no domingo. (Mateus 28:1, Marcos 16:2-9, Lucas 24:1, João 20:1)
2-      O querido Espírito Santo desceu aos discípulos no domingo. (Atos 2:1) o dia de Pentecostes é o dia das colheitas que o Senhor determinou para os judeus guardarem, que era sete semanas (49 dias) e no dia seguinte ao sétimo sábado (domingo) era o dia de Pentecostes. (Lv. 23:15-25)
3-      Os discípulos de Jesus se reuniam aos domingos. (Atos 20:7, 1 Cor.16:2) 

Apesar de três eventos maravilhosos acontecidos no domingo, na Bíblia não há nem um só relato que indica que o dia do domingo é o dia do Senhor, o Senhor Jesus deixou um memorial para todas às vezes que tomamos a “ceia do Senhor” se lembrar Dele.
“E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim”. (Lucas 22:19 ,1 Cor.11:24,25) O Senhor Jesus não deixou um memorial ao dia de domingo, eu já ouvir pastor pregar que o domingo é o dia do Senhor, e se o cristão trabalhasse neste dia o Senhor castigaria, temos que observar o seguinte, temos seis dias de trabalho, no domingo é o descanso, em vez de irmos a praias, passeios e piqueniques melhor passarmos um dia servindo ao Senhor, mas não temos respaldo bíblico em dizer se tais pessoas não servir ao Senhor no domingo é amaldiçoado.
O domingo foi declarado o dia do Senhor pelo catolicismo fundado por Flávio Valério Aurélio Cláudio Constantino que adotou o cristianismo como religião oficial de Roma em 313 da era cristã, na Bíblia católica Edição Pastoral, nas orações diárias a respeito dos “mandamentos da lei de Deus ” no 3º mandamentos está escrito: “Guardar domingo e festas”, infelizmente muitos cristãos tem se levados por certos dogmas da Igreja Católica Romana, exemplo, o natal, Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, páscoa, a páscoa católica não é bíblica.
Afinal iremos estudar o que dizer “O Dia do Senhor”.
O profeta Isaías  escreveu: “Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas? Este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelha a tua vestidura? E as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar? Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém se achava comigo; e os pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus redimidos é chegado. (Isaías 63:1-4)
Podemos notar que esse evento que o profeta Isaías escreveu é o mesmo que João descreveu no Apocalipse, Isaías ver Jesus com suas veste gloriosa, salpicada de sangue, o profeta pergunta ao Senhor “por que está vermelha a tua vestidura?” responde o Senhor “Eu sozinho pisei no lagar” Jesus pisará os povos na sua irá e o seu sangue salpicará as suas vestes. “E o lagar foi pisado fora  da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios”. (Apocalipse 14:20)
O salmista Davi cheio do Espírito Santo profetizou:  “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés”.(Sl. 110.1) As nações com o domínio de Satanás odeia os judeus e cristão, tornando assim inimigo do Senhor Jesus, estes estarás debaixo dos pés de Cristo.
Caso o leitor ainda tenha dúvida sobre “O dia do Senhor” leiamos mais, sobre esse grande dia profetizado pelos profetas do Deus de Israel.

Isaías - “Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo e contra todo o que se exalta, para que seja abatido”.(Isaías 2:12, 13:6 e 9)
Segundo o profeta escreveu pelo Espírito Santo que o dia do Senhor será contra os altivos e contra todos que se exalta, então o profeta não faz referência ao domingo mais sim ao dia da vingança do Senhor.
Jeremias - “Porque este dia é o dia do Senhor Jeová dos Exércitos, dia de vingança para se vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles”... (Jeremias 46:10)
Ezequiel - “Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do Senhor, dia nublado; o tempo dos gentios ele será”. (Ezequiel 30:3 ) O juízo de Deus cairá sobre as nações gentia que não lhe deu ouvido e principalmente as nações que pisaram a  Terra Santa (Jerusalém).
Joel - “Ah! Aquele dia! Porque o dia do Senhor está perto e virá como uma assolação do Todo-poderoso”. (Joel 1:15 , Joel 2:1,11, Joel 3:14) 
Amós -  “Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Trevas será e não luz”. (Amós 5:18,20) O profeta Amós profetizou que esse dia serra de treva e não luz, prova mais uma vez que será dia de vingança.
Obadias – “Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça”. (Obadias 1:15) 
Sofonias – “Cala-te diante do Senhor Jeová, porque o dia do Senhor está perto, porque o Senhor preparou o sacrifício e santificou os seus convidados”. (Sofonias 1:7) 
Zacarias - “Eis que vem o dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti”. (Zacarias 14:1)
Bom, não temos mais dúvidas que o Dia do Senhor não se refere ao domingo e sim o dia da vingança do Senhor Jesus sobre seus inimigos, queridos pastores e obreiros caso vocês pregam nas igrejas que o dia do domingo é o dia do Senhor, e vocês ameaçam a aqueles irmãos humildes que precisa trabalhar ao domingo para manter suas famílias, vocês estão cometendo um grande erro, leve para eles uma mensagem de amor, mostre o perfeito sacrifico de Jesus Cristo na cruz do calvário, em que devemos servi-lo de livre e espontânea vontade.
No Novo Testamento o apóstolo Paulo escreveu que: “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite”. (1 Ts 5:2 )
O apóstolo Pedro escreveu que: “O Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão”. (2 Pedro 3:10)
Já estudamos que o Dia do Senhor se dará em dois grandes momentos.
1-      Arrebatamento da igreja ( A Noiva do cordeiro)
2-      Salvação de Israel e a vingança dos soberbos