Apocalipse - O LIVRO DO CORDEIRO (CAP.5)


O LIVRO DO CORDEIRO (CAP.5)

E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de “Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos. (V.1-5)
O livro que João viu estava selado por Deus é claro, pois ninguém se achou digno de abrir, o selo nas Escrituras Sagradas aparecem como um rolo gravado em alto relevo ou um anel usado para selar documentos e edito do rei. (1 Reis 21:8, Ester 3:12, Dn. 6:17)
Diferente dos selos terreno, este selo era divino, para abrir este selo alguém deveria vim de Deus, João descreveu que ninguém se achou digno de abrir, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, quando o apóstolo diz debaixo da terra está referindo-se ao inferno como relata Jô: “Os mortos tremem debaixo das águas com os seus moradores”. (Jô 26.5) Embora muitas seitas tentam negar a existência de um inferno subterrâneo, mas as Escrituras são claras.
Um dos anciãos disse para João não chorar, pois o Leão da tribo de Judá venceu e é digno de abrir e desatar os sete selos, o Leão da tribo de Judá é o Senhor Jesus Cristo, pois Ele é quem venceu a Satanás na cruz do calvário e se achou digno de abrir os sete selos.
E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares,que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre.(ver. 6-14)
João contempla uma visão simbólica, no meio dos quarto animais e dos vinte e quatro anciãos surge um cordeiro, este cordeiro como já falamos é símbolo de Jesus, pois Ele surgiu entre os doze filhos de Israel, ou seja, da tribo de Judá e entre os doze apóstolos, o cordeiro tinha sete pontas e sete olhos que são os sete Espíritos do Senhor. Após o cordeiro ser imolado e ser ressuscitado, Ele foi ao que estava no trono que é o próprio Deus Pai e tomou de sua mão direta o livro selado.
“Porque foste morto e com o teu sangue”... A morte do Senhor Jesus foi um cumprimento das promessas do Pai lá no Éden quando o primeiro homem Adão pecou, disse Deus para a serpente: (Satanás) “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”(Gn.3:15) 
Com o derramamento do sangue de Jesus Ele comprou um povo na terra para ser reis e sacerdotes e reinar sobre a terra.
Após o cordeiro tomar o livro das mãos do Pai, João ver milhares e milhares de anjos louvando e exaltando o cordeiro juntamente com os vinte e quatro anciãos e até toda criatura na terra e debaixo da terra prestarem honras ao cordeiro. Amém!