APOCALIPSE Cap 04 - O TRONO NO CÉU


CAPÍTULO 4

O TRONO NO CÉU (CAP. 4)

“Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra de jaspe e de sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono e era semelhante à esmeralda”.(V.1-3)
João ao contemplar uma porta abeta no céu ouve uma voz que lhe diz: “Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer” mas uma vez João foi arrebatado em espírito é ver um trono com um assentado nele, com certeza João ver mais uma vez aparência do Filho de Deus em sua glória. 
“E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre a cabeça coroas de ouro. E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus. E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal, e, no meio do trono e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos por diante e por detrás. E o primeiro animal era semelhante a um leão; e o segundo animal, semelhante a um bezerro; e tinha o terceiro animal o rosto como de homem; e o quarto animal era semelhante a uma águia voando”.(v.4-7)
No verso um, a voz que falava com João lhe disse que iria mostrar as coisas que depois destas iriam acontecer, sem dúvida neste momento já aconteceu o arrebatamento da noiva, pois os vinte quatro anciãos que João viu assentados sobre os tronos são os doze filhos de Israel e os doze apóstolos do Senhor Jesus Cristo, eles já estavam coroados para reinar com o Cristo. Jesus disse aos seus discípulos que ... “Na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel”. Mateus 19:28 
As sete lâmpadas de fogo simbolizando os sete Espíritos de Deus com já estudamos no capítulo três sobre a igreja em Sardes que os sete Espíritos do Deus é os seus atributos.
“Quatro animais cheios de olhos” esta mesma visão teve o profeta Ezequiel (Ez.cap.1) o profeta descreve a sua aparência: ...“a semelhança de quatro animais; e esta era a sua aparência: tinham a semelhança de um homem”.(v.5)
Acreditamos que esses seres viventes com aspectos de homem e seus rostos com quatro aparência diferentes, refere-se a Jesus em seus vários aspectos.
1º ANIMAL. O primeiro animal que João viu tinha o rosto semelhante ao leão, que simboliza a força do Cristo, pois Ele é chamado de “o Leão da tribo de Judá, a Raiz de  Davi”. (Ap.5:5) 
2º ANIMAL -Este tinha o rosto semelhante ao bezerro. No Velho Testamento Deus ordenou a Moisés e Arão que sacrificasse um bezerro e um cordeiro sem defeito para ser morto e tirar os pecados do povo.(Levítico 9:2) Este animal inocente estava simbolizando a Jesus Cristo que desceria a terra para livra o povo dos pecados. No Novo Testamento narra que quando João Batista viu a Jesus Cristo ele disse:.. “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (João 1:29) 
3º ANIMAL -Este tinha o rosto semelhante ao rosto de homem.  No Velho Testamento o profeta Daniel ver a glória de Jesus e diz:.. “Eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem”... (Daniel 7:13) No Novo Testamento Jesus confirma ser Ele o Filho do Homem quando diz: “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”... (Mateus 9:6) A expressão “Filho do Homem” mostra Jesus um Deus em forma humana, ou seja um Deus encarnado.
4ªANIMAL- Este tinha o rosto semelhante a uma águia voadora. Creio que esta aparência refere-se à ascensão de Jesus Cristo, pois relada da sua viagem de volta para o Pai. (Lucas 24:51, Salmos 68:18 )
“E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir. E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”.(V.8-11)
Estes últimos versículos não tem simbolismo está numa linguagem clara, mostra os  quatro animais louvando ao Senhor dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor, aqui vemos a presença da trindade santa pois eles dirigem seu louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, os vinte e quarto anciões também presta seu louvor ao Santo dos Santos.
Nota. A Igreja Apostólica Romana acredita ser o Papa sucessor do apóstolo Pedro, que pena que no céu só tem vinte quatro tronos, e estão ocupados, não tem assim tronos para tantos Papas.