A MULHER E O DRAGÃO (CAP. 12)


Antes de estudarmos o significado deste texto vamos analisar o que pensam algumas seitas.
Igreja Católica Romana acredita que a mulher nesta visão apocalíptica é Maria, na bandeira da União Européia tem doze estrelas em um fundo azul, baseado na interpretação deste texto.
Adventista do 7º Dia ensinam sobre “O Remanescente e Sua Missão” eles interpretam em Apocalipse 12 o seguinte:
“Em profecia bíblica, uma mulher pura representa a fiel igreja de Deus”... “Dando vazão a sua ira, Satanás começou a perseguir a mulher – a Igreja (Apoc. 12:13), a qual, embora atravessando intensos sofrimentos, sobreviveu. Áreas da Terra francamente povoadas – o “deserto” – serviram como refúgio para fiel povo de Deus durante os 1.260 dias proféticos ou 1.260 anos literais”... “João identificou esse grupo fiel como “os restantes da... descendência [da mulher], os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”...(Nisto Cremos- Pg. 212-213)
Nosso objetivo não é falar sobre seitas e heresia e sim uma visão divina sobre o Apocalipse, o que lemos acima foi uma falsa interpretação do Apocalipse em que membros das seitas interpretam de acordo com o seu parecer, para sustentar suas teses em falsos ensinos, a exemplo da Igreja Adventistas do 7º dia, eles acreditam ser a mulher do Apocalipse [a igreja Adventistas], pois as demais igrejas protestantes foram enganadas pelo dragão que por sua vez usou Roma, a igreja do Senhor foi perseguida por 1.260 anos, mas no final Deus levantou os remanescentes da mulher ( a igreja Adventista) pois são eles os únicos que tem os mandamentos de Cristo, ou seja guarda o sábado e toda a lei de Deus.
Vamos estudar sobre a unção do autor do livro o Espírito Santo o único que é capaz de desvendar os mistérios escondidos no apocalipse.
“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça”. (v.1)
Como o leitor tem observado para entendermos sobre o Apocalipse, temos que ler por toda a Escritura Sagrada para achar o significado.
A mulher, Para sabermos quem é a mulher vamos para o livro do Gênesis, a origem de Israel partiu de Abraão, Isaque e Jacó, por aliança eterna do Deus Eterno, Jacó gerou 12 filhos, um deles era José, a esse Deus falava em sonhos, a Escrituras Sagrada descreve que José: ... “Sonhou ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim”. (Gênesis 37:9)  Neste sonho José viu o sol (seu pai Jacó) a lua ( sua mãe) e onze estrelas (seus onze irmãos) se curvarem diante dele, este sonho se concretizou quando José se tornou governador do Egito, ( Gênesis 41:40) sem dúvidas essa mulher vestida do sol, com a lua debaixo do seus pés, com uma cora de doze estrela sobre sua cabeça é Israel, a imagem de Maria como dizem os católicos não pode ser essa mulher, nem tão pouco a igreja do Advento poderia dá a luz a Jesus pois ela surgiu por volta de 1810 a 1844.
E estava grávida e com dores de parto e gritava com ânsias de dar à luz”. (v.2)
A mulher estava com dores de parto, aparentemente esta mulher seria Maria mãe biológica de Jesus, mas no sentido da visão do Apocalipse é Israel, pois lá no Éden com a quedo do homem o Senhor Deus já tinha profetizado da semente da mulher que daria a luz um homem que esmagaria a cabeça da serpente. (Gênesis 3:15)
“E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho”. (v.3-4)
O dragão vermelho simboliza Satanás (leia, Isaías 27:1, 51:9, Jó 26:12) entendemos que com a sua rebelião ele conseguiu com a sua cauda (força) arrastar a terça parte das estrelas, ou seja ele enganou a terça parte dos anjos do Senhor e lançou sobre a terra.
Ele tem sete cabeças----------------------------
Dez chife-----------------------------
“E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono”. (v.5)
Após Maria ter dado a luz a Jesus Cristo o dragão tentou matá-lo usando Herodes que mandou matar todos os meninos de menos de dois anos. (Mateus 2:16) Deus por intermédio do salmista Davi já tinha profetizado que o Cristo iria reger as nações com vara de ferro. (Salmos 2:9) O seu filho foi arrebatado por Deus, refere-se o seu retorno para o Pai.(Atos 1:9, Salmos 68:18)
E a mulher fugiu para o deserto, onde tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias”. (v.6)
Tiraremos nossas duvidas quanto a mulher ser Maria, note que após o seu filho ser arrebatado a mulher foge para o deserto. Em nenhuma parte da Bíblia diz que após a ressurreição de Jesus sua mãe Maria fugiria para o deserto e passaria mil duzentos e sessenta dias, realmente visão é  simbólica e a mulher simboliza a nação israelita.
A mulher (Israel) fugiu para o deserto, entendemos que Deus providenciará um local seguro para os 144.00 judeus assinalados (Apoc. 7) eles serão guardados por 1260 dias referente ao segundo período dos três anos e meio quando o anticristo romper o pacto com os judeus.
“E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”. (7-9)
De certo essa batalha no céu deixa um pouco de receio a interpretá-lo, pois acreditamos que, quando Lúcifer queria se maior que o Altíssimo ele foi precipitado na terra, o Senhor disse ao profeta Isaías referente a sua queda: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações”! (Isaías 14:12) nesta passagem não sabemos se Deus ordenou ao arcanjo Miguel que guerreasse contra a serpente ou o próprio Deus que lhe lançou por terra.
“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que tem pouco tempo”. (10-12)
O Arcanjo Miguel e seus anjos terão várias batalhas a favor de Israel, muitos cristão não acreditam que Satanás tenha acesso ao céu para acusar os cristãos, mas a palavra do Senhor nos revela que eles ia no meio dos filhos de Deus para acusar a Jó (Jó 1:6,7) Jesus disse a Pedro que: ... “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo”.( Lucas 22:31) A palavra do Senhor no diz que o acusador de nossos irmãos foi derribado, o qual nos acusava de dia e noite, entendemos por o homem ser pecador, o Senhor Deus permitia as acusações do maligno, pois Deus é um Deus justo, se o cristão está em pecado, o maligno tem direito legal de afligi-lo. A voz do céu disse para João, “eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho” através do sangue de Cristo é que somos vencedores, creio que com o arrebatamento da noiva (igreja) Satanás não terá mais o direito de subir ao céu para acusar os cristão, pois os salvo já foram tirados da terra, então ele descerá com grande ira para perseguir a mulher (Israel).
 “E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o varão. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a boca e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo”. (v.13-17)
Satanás perseguirá a mulher que deu a luz um homem (Jesus) mais uma vez as Escrituras Sagradas provam que Israel é a mulher, pois a Terra Santa tem sido alvo de ataque malignos por toda a história, no ano 70 D.C. o os romanos queimaram Jerusalém, desde então os judeus tem sido perseguido por todas as nações, desde a Inquisição promovida pela Igreja Católica de Roma que os Papas mandaram matar judeus e cristão por longas décadas, também o Holocausto  promovido pelos nazistas de 1933 a 1945 em que  Adolf Hitler mandou matar seis milhões de judeus.
“E foram dadas à mulher duas asas de grande águia” essas passagem são simbólica podemos correr o risco de interpretá-la  com erros, o que sabemos e que o grande Deus de Abraão providenciará meios para salva r a semente da mulher, essas asas de águia pode ser que os judeus selados (os 144,00) fugirão para um lugar deserto em avião, nos dias de João isso não era possível, mas hoje sabemos que os homens voam como a águia. O profeta Isaías já tinha profetizado sobre os judeus voarem em aviões.“Quem são estes que vêm voando como nuvens e como pombas, às suas janelas?” (Isaías 60:8,11:14) sobre aviões de guerra profetizou o profeta Habacuque:.. “Os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se apressam à comida”. (Habacuque 1:8)
“E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra com o remanescente, trata-se dos sobreviventes dos judeus que aceitarão o Messias e guardarão os mandamento de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, nos sabemos que os judeus que segue o judaísmo guardam os mandamentos do Senhor Javé, porém eles não acreditam no seu  filho Jesus Cristo como o Messias, nesse tempo eles aceitarão a Jesus Cristo e darão testemunho de sua fé no Messias verdadeiro.