AS TROMBETAS (CAP.9)


“E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como a fumaça de uma grande fornalha e, com a fumaça do poço, escureceu-se o sol e o ar. E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na testa o sinal de Deus. E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião quando fere o homem. E naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles”.(1-6)
João viu cair do céu uma estrela, esta poder ser Satanás, pois Isaías escreveu: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!” (Isaías14:12) A este foi dado a chave do abismo, ou seja ele teve permissão do Grande Deus Javé para abrir o poço, de lá saíram vários demônios em forma de gafanhotos  para atormentar os povos por cinco meses. Eles tinha só o direito de atormentar não lhes era permitido tirar a vida, seu tormento é semelhante ao tormento do escorpião. Esses anjos caído poder ser aqueles que o Senhor encarcerou e reservou para o dia do juízo (2 Pedro 2:4)
“E o aspecto dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre a sua cabeça havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e o seu rosto era como rosto de homem. E tinham cabelos como cabelos de mulher, e os seus dentes eram como de leão. E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. Para danificar os homens por cinco meses. E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego, Apoliom”. (v.7-11)
João descreve a aparência desses seres infernais, e tinha sobre si um rei, um anjo do abismo, por nome Apoliom. (destruidor)
Notamos que nem sempre as visões do Apocalipse são figuradas, muitas delas são no sentido literal, engraçados são os ensino das Testemunhas de Jeová, dizem eles que nos evangélico ler a bíblia e eles servo de Jeová Deus estudam a Bíblia, na revista Sentinela sobre esse assunto escreveram eles:
“Revelação 9:1-12 também fala duma praga de gafanhotos, enviada por Jeová sob “um rei, o anjo do abismo”, que é o próprio Cristo Jesus. Seus nomes Abadon (hebraico) e apolion (grego) significa “Destruição” e “Destruidor”. Esses gafanhotos retratam o restante de cristãos ungidos que, agora no dia do Senhor, saem para devastar os pastos da cristandade por exporem completamente a religião falsa e proclamarem a vingança de Jeová contra ela”.(A Sentinela 1º de maio de 1992 pg. 11)
Não é de se admirar pois se Jesus para ele é um deus com “d” minúsculo esse Jesus só pose ser Apolion.
Mas no contexto literal do apocalipse essas criaturas são demônios que estão encarcerados para serem solto no dia da grade tribulação.
“Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais. E tocou o sexto anjo a trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus, a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles. E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e a cabeça dos cavalos era como cabeça de leão; e de sua boca saía fogo, e fumaça, e enxofre. Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam da sua boca. Porque o poder dos cavalos está na sua boca e na sua cauda, porquanto a sua cauda é semelhante a serpentes e tem cabeça, e com ela danificam. E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem das suas ladroíces”.(12-21)
Os quatro anjos que estão presos” as Escrituras não dá esclarecimentos sobre estes quatro anjos, mais se eles estão presos trata-se de anjos caídos (demônio) que serão soltos para matarem os homens, João descreve suas aparência com animais terríveis, com certeza é um exército de demônios.