AS SETE ÚLTIMAS PRAGAS (CAP. 16)


“E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus. E foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem”. (V.1,2)
Os versos que se segue neste capítulo também são literais, João ouve uma grade voz de ordem aos sete anjos para derramar a taças da ira de Deus, sobre os que tinham o sinal da besta, trata-se da mesma tribulação após o pacto rompido com o anticristo, os três anos e meio, note que a Escritura diz que o primeiro anjo derramou suas taças e fez uma chaga má e maligna sobre os homens que tinha o sinal da besta, aos 144,00 judeus assinalados com o sinal do Deus vivo não caíram às pragas.
“E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda alma vivente. E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue”. (v.3,4)
“E ouvi o anjo das águas que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste sangue a beber; porque disto são merecedores. E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor, Deus Todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”. (v.5-7)
Nem um homem poderá questionar quanto aos castigos de Deus, pois Deus é justo, por vários anos o Senhor vem chamando a raça humana ao arrependimento, porém os homens sempre amou mais as obras do pecado, é chegada a hora do Deus vivo vingar o sangue que foram derramados dos profetas.
“Derramaram o sangue dos santos e dos profetas” vários profetas do Antigo Testamento foram torturados e perseguido por levar a mensagem do Deus verdadeiro. “A tradição diz que João viveu em Éfeso até uma idade bem avançada” (Dic. de Almeida) porém os demais apóstolos foram torturados até a morte. Com o crescimento da igreja  primitiva os governantes de Roma perseguiam e matavam os cristãos, nas arenas e nas catacumbas, já no terceiro século com a proclamação do cristianismo a religião oficial de Roma, os Papas católicos deram a continuidade as matanças aos santos que eram perseguido e mortos caso não se convertesse ao catolicismo romano, houve também perseguição aos cristão por lideres comunistas e mulçumanos, perseguição essa que vemos até os dias de hoje. Como lemos no Apocalipse o Senhor Deus requererá todo sangue dos santos e dos profetas que foram derramados por vários séculos.
“E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória. E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor. E, por causa das suas dores e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu e não se arrependeram das suas obras”. (v.8-11)
Há teólogos que interpretam o sol sendo a figura da besta, mas acredito que nem toda passagem do Apocalipse e figurado, quando a palavra de Deus fala que o anjo derramou a taça sobre o sol. Este sol é literal e as pessoas vão sentir seu calor imenso, depois o quinto anjo derramou a taça sobre o trono da besta, não é de muita importância em sabermos realmente onde a besta estar em seu trono, se no templo em Jerusalém em Roma ou no Iraque a Babilônia ressuscitada, sabemos decerto e que ela sofrerá o castigo por ter enganado as nações.
Mesmo com todo sofrimento os homens não se arrependerão das suas obras, mas blasfemarão do Criador. Notamos muitas vezes nos filmes americanos e em alguns brasileiros em que os homens sempre blasfema contra seu criador. No filme “Narradores de Javé” tem um ator que pronunciam tais blasfêmias. “Eu que não acredito no Senhor! O homem de tão covarde, não quis vim ao mundo e enviou seu filho, enfrentar o leão ele não quis” no filme Deus é brasileiro” podemos notar também muitas blasfêmias, acredito eu o inimigo o deus desde mundo já vem preparando seus servos para quando esses eventos acontecerem já estarem com nomes de blasfêmias em seus lábios.
Devemos ter muito cuidado em saber qual programas de tv nossos filhos estão assistindo.
E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente.(V. 12)
Neste versículo doze sustenta a doutrina do milênio (mil anos) que muitos que dizem interpretar a Escritura Sagrada se confundem, o sexto anjo derramou sua taça sobre o rio Eufrates e o riu secou-se criando assim um caminho, após a tribulação a besta se reunirá com dez reis e marcharão contra Jerusalém, após a derrota da besta e o falso profeta, Jesus assumirá o controle mundial, daí começa o reino milenar, o Senhor já tinha profetizado por intermédio do profeta Isaías que: “E haverá caminho plano para os resíduos do seu povo que restarem da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito”. ( Isaías 11:16) 
 “E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão”.( Isaías 35:8 )
O Senhor está falando de um caminho que os remanescentes do seu povo voltará para Israel, há muitas pessoas que se confundem em interpretar que “nem os loucos erraram o caminho da salvação”, mas não se trata do caminho da salvação (Jesus Cristo), trata-se de um caminho literal preparado para os judeus e todas as nações que sobrarem ir a Jerusalém adorar o Rei Jesus. (Zacarias 14:17)
Certo dia em uma determinada igreja foi dado à oportunidade a um irmão louvar, esse irmão tinha um pouca de deficiência, mesmo assim ele cantou muito bem. Após entregar o microfone ao obreiro daquela noite, disse o obreiro: “É irmãos, a Bíblia diz que nem os loucos errarão o caminho” ao ouvir esse absurdo me indignei muito, infelizmente temos muitos obreiros despreparados, que não lê a palavra e não busca ao Senhor, chega a frete da igreja e comem faltas indesculpável.
 Não é simplesmente porque a Bíblia fala de caminho que iremos dizer são todos eles caminho da salvação, existem vários caminhos: Caminho para Jerusalém, para Roma, para Emaús , etc.
“Para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente” cremos em duas hipóteses.
1-      O caminho que levará os reis da terra do Oriente a grande batalha do Armagedom.
2-      O mesmo caminho após o Armagedom, será para os povos de toda terra vierem adorar a Jesus em Jerusalém, nesta época os reino do mundo esta sobre o controle do Senhor Jesus Cristo. Amém!
“E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso”. (v.13-14)
Esses três espíritos imundos sairão a convocar todos os reis do mundo, ou seja, os governantes, sabemos que em nossos dias a política é cada vez mais controladas por políticos que exerce ou pratica o ocultismo, seja ele praticante do candomblé, espiritismo e até mesmo alto nível do satanismo, esses governantes serão facilmente seduzido por esses espíritos imundos para irem guerrear contra Jerusalém.
Hoje nós podemos ver o ódio no olhar de várias pessoas quanto o assunto é Jerusalém, a mídias vende uma propaganda distorcida, às vezes inocentando homens-bomba e acusando Israel de ser o vilão, esse já é um trabalho de Satanás, usar os meios de comunicação para propagar o ódio.
O numero do movimento anti-semitismo é alarmante, principalmente no mundo mulçumano, infelizmente tem muitos cristão que são anti-semitas não sabendo eles que estão colaborando para o reino do maligno.
“Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas”. (v.15)
O Senhor Jesus nos alerta a estarmos alerta, pois Ele não avisará o dia da sua vinda, devemos está vigiando. Muitos cristãos fanáticos já marcaram a vinda do Senhor e se decepcionaram, o próprio Jesus disse a seus discípulos não saber o dia da sua vinda.
(Mateus 24:36 ,Marcos 13:32)
Mais uma vez o Senhor Jesus nos adverte a não mancharmos nossas vestes. O apostolo Paulo nos advertiu que:“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Ts 5:23 
  
“E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom”. (v.16)
ARMAGEDOM (Montanha de Megido)
“Um campo de batalha profético, onde os reis da terra se reunirão para uma batalha no grande dia do Deus Todo-Poderoso.” (Dicionário Bíblico de Almeida)
“Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido”. Zacarias 12:11 
Bom, já falamos desta guerra que a besta levantará os reis da terra para batalhar contra Israel e seu Messias Jesus Cristo. Sabemos também que o ódio contra Israel é cada vez mais crescente, haja vista com a invenção da Internet este mal tem se propagado cada vez mais. O Deus de Israel por meio dos seus profetas vem avisando o mundo da sua ira, por mais de dois mil anos pregadores, pastores e padres vêm pregando um evangelho de amor e muita benção, um Jesus Cristo que sempre está pronto para perdoar nossos pecados, seja qual for e quantas vezes percamos, não importa o Deus de amor está pronto para nos perdoar.Devamos levar a sério que Jesus Cristo hoje advoga a nosso favor, em breve Ele virá como o  justo Juiz, o salmista Davi já nos alertou quando ele diz: “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam”. Salmos 2:12  
Em breve Jesus se inflamara em sua ira e é justamente na montanha do Megido em quem Ele pisará seus inimigos.
 “E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito! E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda ilha fugiu; e os montes não se acharam. E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva, porque a sua praga era mui grande”. (v. 17-21)
O sétimo anjo ao derramar sua taça no ar, ouve-se uma grande voz no céu, João não sabendo de quem sai a voz ou não quis revelar, mas creio que vindo do Pai ou até mesmo do um anjo, a voz era muito poderosa pois ao dizer: “Está feito!” houve-se trovões e relâmpagos e seguido de um grade terremoto, esse evento com certezas são literais nada de simbologia, de tão forte os terremotos que as cidades ruíram.
“E a grande cidade fendeu-se em três partes” alguns estudiosos do Apocalipse apontam a essa cidade a grande Babilônia uma simbologia de Roma, devido ao seu poder político e religioso, mas podemos entender que também a antiga Babilônia que é o atual Iraque está se restabelecendo. Falaremos mais sobre a grande Babilônia em outro capítulo.