quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

POLÍTICA NAS IGREJAS


POLÍTICA NAS IGREJAS
A igreja do Senhor Jesus Cristo que foi fundada no seu ministério e teve continuidade com seus discípulos, nunca sofrera derrota nem precisou de ajuda de reis ou político, pois Jesus disse a Pedro: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18
Nos dias dos apóstolos sobreveio grandes perseguição nas igrejas. Atos 8:1 Os relatos bíblicos em momentos algum aponta os discípulos com preocupação em eleger entre eles, obreiros políticos para fortalecer assim suas forças e combater as perseguições às igrejas, antes eles estavam sempre em oração continua para que o Espírito Santo lhe desse forças para vencer.
O apóstolo Pedro foi preso por amor do evangelho, “mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus”.Atos 12:5 Porém o Senhor enviou um anjo que os livrou da prisão.Atos 12:7-11
Hoje no século XXI infelizmente certos cristãos estão perdendo um pouco da essência da igreja primitiva, pois estão se coligando a políticos não evangélicos às vezes até políticos satanistas.
Em toda a História da igreja de Cristo nunca se ouviu falar em obreiros concorrendo a cargos políticos, será que realmente Jesus está satisfeito com seus ungidos sendo deputados, vereadores etc.? Bom, caso alguém de nós se oponha, eles têm respostas. Irmãos vamos nos mobilizar José no Egito, Davi foram grandes políticos.
Vamos analisar um pouco se temos respaldo bíblico para trazer a política à igreja.
José foi governador do Egito por vontade de Deus e sem eleição humana, pois ali o Senhor tinha plano para trazer o seu povo ao Egito conforme tinha dito a Abraão. “Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos”. Gn.15:13
Lemos na história dos filhos de Israel quando já estava em sua terra prometida, que Deus tinha constituído juízes entre seu povo, más eles pediram um rei a Samuel, essa notícia não lhe agradaram, então Samuel orou ao Senhor “E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele”.
I Sm. 8:7 Vemos a resposta divina que o Senhor Deus não queria rei em Israel. Leia 1 Samuel 10:19 Então o senhor mandou o profeta Samuel ungir a Saul como primeiro rei sobre seu povo. 1 Samuel 9:17
Davi foi o segundo rei em Israel por ordem divina, ele não fez política no templo do Senhor nem se associou a políticos infiéis.
Queridos irmãos em Cristo, baseado na historia de Saul, é um grande perigo fazermos algo que não agrada ao Senhor, pois Saul foi um rei mal e não agradou ao Senhor, porém, Ele permitiu que Israel tivesse um rei, pois Ele nos deu o livre arbítrio, tem coisa em nossas vidas que o Senhor permite, mas não é o simples fato em dizer que Deus está no negocio, sabemos que iremos prestar contas ao Senhor, principalmente os Pastores que irão prestar contas de nossa almas. Hebreus 13:17
Um cristão pode concorrer a cargos políticos? No meu ponto de vista, em certos casos sim. Somos cidadão, desde que não temos cargo de obreiro, e não estamos ligados diretamente a obra, creio que sim, mas temos alguns itens para analisaremos.
Devemos pedir voto a igreja, sim, mas, não na casa do Senhor, pois Jesus disse: “Não está escrito: A minha casa será chamada por todas as nações casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões”. Marcos 11:17 Bom, essa passagem bíblica parecem não ser lida nas igrejas, ou se é lida não é levada a sério, quando nos associamos ao político desonesto e levamos ao altar do Senhor, para pedir votos em troca de beneficio para casa do Senhor, simplesmente o que estamos fazendo com isso? Vou deixar aqui para que o amigo leitor reflita.
Para um cristão verdadeiro que está firme em Jesus tem que analisar bem a sua candidatura, pois se ele apoiar um político que na sua maioria é feiticeiro, espírita ou cadomblecistas ele está se associado a jugo desigual ?, vejamos o que o apóstolo Paulo disse aos coríntios Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14
Vamos analisar essa parábola que infelizmente acontece em nosso meio.

Digamos que nosso irmão Zé (nome fantasia) é considerado pela igreja como um homem de Deus, o pastor apoiou o Zé, claro o irmão Zé é um bom dizímista homem querido na sociedade e na igreja local, o pastor antes ou depois do seu sermão ele diz irmãos volte no Zé, em vez de você voltar no ímpio, volte no Zé, pois ele vai ajudar na construção no novo templo para o Senhor e dá cesta básica para os irmãos carentes, grandes homens da bíblia eram políticos, bom, quando o pastor faz menção a Bíblia, o irmão Carlinhos diz: O pastor tem razão Davi foi rei em Israel e José governador do Egito.
O irmão Zé teve o apoio do pastor e da maioria da igreja, afinal, na convenção de pastores, o pastor deve ter ouvido, irmão vamos ganhar o Brasil para Cristo, vamos eleger vereadores, prefeitos, deputados e senadores, Pastor Antonio concorrerá ao senado, pastor Amauri a deputado federal, vamos irmão, Jesus falou em profecias Ele que homens lá na Assembléia.
O irmão Zé já preparou o seu sermão, deu um belo discurso ao lado do seu candidato a prefeito, Sr. Babel, a cidade tem três concorrentes, Sr. Babel tem um partido forte, mas ele não é tão pop quanto a seu adversário político, então ele resolve a buscar uma ajudinha, na casa do Sr. Galango, ele mora lá no cantinho da cidade, sim no terreiro muito forte, Sr. Babel paga alguns trocadinho, leva algumas galinhas preta, toma um banho de folha, e sai confiante na vitória pois o pai-de-santo é o mais forte da região e não perde trabalho, além disso o Zé esta lhe apoiando com seu pastor Reverendo Sonolento e quase toda a igreja.
Domingo ás 18:00 h o candidato a prefeito que apóia o Zé tomou um banho de folhas e levou alguns passes no espiritismo, ás 20:00 Sr. Babel tem um compromisso, dá um discurso na igreja do Zé, o Reverendo Sonolento muito entusiasmado com a presença do seu candidato prepara uma cadeira no lugar de honra ao lado do irmão Zé, no púlpito da igreja.
O Reverendo Sonolento dá um lindo sermão, emfatiza a importância da igreja votar em seu candidato, usa a Bíblia para dizer que Deus no passado usara homens como rei Nabucodonossor para ajudar o seu povo, e hoje no século XXI não é diferente, o irmão Ambrosio lá no banco da igreja diz, esse pastor é um homem de Deus, que sabedoria, a irmã Joaninha diz, tomara meu Deus que este homem ganhe a eleição, para ajudar a terminar de construir a nossa igreja.
Ás 21:00 h o microfone é passado a Sr. Babel, com seu palitó preto o mesmo que ele usa quando vai para a maçonaria, afinal ele também é maçom, em seu discurso ele elogia o irmão Zé e o Reverendo Sonolento pela escolha certa, faz promessas que, para cumprir todas só com uns cem anos de mandato, só que ele já esta na casa do cinquentão, Sr. Babel conhece a história de Jesus, começa a falar muito bem Dele, dirrepente ele grita glória a Jesuis! Glória a Jesuis! Ele é homem de auto grau escolar mas não pronunciou o nome correto ele disse JE-SU-IS o nome de Jesus não tem I no meio, não tem problema a igreja quase toda em gritarias, aleluia, glória a Jesus! A irmã Rifinha disse, viu ai o ímpios deu glórias a Jesus, aleluia Jesus!.
No meio do culto-comício os irmãos conservadores ficam, pasmado meu Deus a igreja está si avivando só porque esse homem deu glória a Jesus, Senhor isso é emoção da carne?.
Bom para finalizar a estória o irmão Zé depois de muitas orações de alguns cristãos que não lê a Bíblia, foi eleito, deu um culto em agradecimento a Deus e o Sr. Babel também foi eleito, foi a igreja agradecer, e só voltou lá depois de quatro anos, o irmão Zé virou uma benção, colocou uma lei na câmara de vereadores que. Antes de começar qualquer trabalho tem que lê a bíblia, seus fieis eleitores jubilaram viu, Deus já começou a trabalhar, só que eles não sabe que, o Sr. Babel sempre leu a bíblia não como a palavra de Deus, mas como um livro qualquer.

Querido leitor esta simples ilustração foi em partes baseado em fatos reais, Imagine um político subir ao púlpito de uma igreja, pois cremos que é o lugar mais sagrado da igreja, Iave Deus de Abraão disse a Moisés: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles”. Êxodo 25:8 Todo cristão leitor da Bíblia Sagrada sabe muito bem que Deus é puro e não habita no meio de pecadores, que comunhão tem as trevas com a luz. 2 Coríntios 6:14 O Senhor ainda falando com Moisés Ele alertou. “E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua semente depois dele”. Êxodo 28:43 Ora, o Senhor não muda as palavras da sua lei não se altera, mas infelizmente hoje muitos cristãos em nosso meio dizem: Isso foi no Velho Testamento estamos no tempo da graça, será que realmente eles sabem o que é tempo da graça?
Muitos pregadores nos dias de hoje pregam palavras maneiras, benção, prosperidades e um Deus de amor que difícil si ira com as iniqüidades de seus filhos, bem, será que estamos certos disso, sabemos que no tempo da lei foi Iave (Senhor) Deus que falava com os filhos de Israel, no tempo da graça Jesus Cristo seu filho e o Espírito Santo que nos intercede e orienta a chegar ao pai, muitos nem se preocupa tanto assim por temer ao Senhor Jesus pois Ele é um Deus de amor e não si ira tão fácil. O salmista Davi já profetizara sobre Jesus quando disse: “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam”. Salmos 2:12 O que o rei Davi quis dizer com estas palavras, “Beijai o Filho, para que se não ire” claro que ele estava falando para sermos fiéis a Jesus, porque em breve Ele vai si inflamar a sua ira, sim, Jesus é um Deus de amor como o pai o é, mas para o pecado tem limites, devemos sempre estar vigilantes e tementes ao Senhor e lembramos sempre das palavras do Senhor Jesus Cristo quando Ele disse: “Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra”? Lucas 18:8